Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CNH em risco: você pode perder sua habilitação mais fácil se cometer estas infrações

Você sabe quais são as infrações que colocam sua CNH em risco? Confira neste texto e certifique-se de não ter sua carteira suspensa.

Ninguém quer levar uma multa no trânsito, muito menos correr o risco de perder sua habilitação por conta disso. Afinal, as regras de trânsito existem por um motivo: trazer mais segurança às pessoas nas ruas. É por isso que você treina em uma autoescola e passa em uma prova, estando habilitado, por sua CNH, a dirigir seguindo as leis.

Mas você já se perguntou quais são as situações que fazem alguém perder a sua carteira de motorista? Quantas infrações se deve cometer para isso?

A seguir, você confere quais são as infrações que mais colocam sua carteira de motorista em risco, para evitar perdê-la e ficar sem dirigir. Então, para saber mais sobre o assunto, confira o texto completo.

CNH suspensa: veja por quais infrações isso acontece

Primeiramente, é importante deixar claro que você pode, sim, ter sua CNH suspensa ou cassada. Isso implica que, por não ter respeitado as leis de trânsito, você deve respeitar um determinado período sem poder dirigir. Nenhum motorista gosta de passar por essa situação. Portanto, o ideal é evitar.

Mas quais são as infrações que podem levar alguém a ter sua carteira de motorista suspensa? A primeira situação é acumular 40 pontos na carteira. Isso faria você ter sua CNH cassada imediatamente. Porém, a regra dos 40 pontos vale para quem não possui nenhuma infração gravíssima nos 12 meses anteriores.

Por outro lado, se você tiver uma infração gravíssima neste período, a pontuação para perder a carteira baixa para 30 pontos. E, se tiver duas infrações gravíssimas, a pontuação necessária para perder a CNH é de somente 20 pontos.

Limite de pontos

Assim, se você atingir o limite de pontos na carteira de motorista, poderá ter sua CNH suspensa por um determinado período. Por exemplo, se você receber uma multa gravíssima e já tiver 30 ou mais pontos na carteira no último ano, você perde o direito de dirigir, e por aí vai.

Enfim, as regras são muito claras. Basta que você respeite o limite de pontos e não acumule infrações gravíssimas para estar mais longe de correr o risco de ter sua CNH suspensa.

Imagem: rafapress/shutterstock.com