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Cobrança indevida na Uber: passo a passo de como pedir o reembolso

Usuários lesados com cobrança indevida por corridas pela Uber podem tomar medidas para reaver o dinheiro.

Se você faz parte do grupo de milhões de usuários do serviço de transporte por aplicativo Uber, então você sabe que às vezes podem ocorrer problemas como cancelamentos de corrida ou mesmo cobranças indevidas. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como solicitar reembolsos nesses casos. 

O aplicativo da Uber oferece várias opções para resolver esses problemas. Tudo gira em torno da opção “Ajuda”, disponível no menu “Conta”. Aqui, o usuário pode solicitar a resolução de uma cobrança indevida ou até mesmo reportar um comportamento inadequado do motorista durante uma corrida.

Como solicitar reembolso na Uber?

Vamos considerar um caso bastante comum: você solicita uma corrida pela Uber e o motorista não aparece, cancelando a viagem, e, mesmo assim, você acaba sendo cobrado. Neste caso, o procedimento para solicitar um reembolso é bastante simples. Veja o passo a passo:

  • Abra o aplicativo no seu smartphone;
  • Selecione a opção “Conta” e clique em “Ajuda”;
  • Escolha o tópico “Problemas com uma viagem específica e reembolsos”;
  • Ao fazer isso, você será direcionado para uma nova tela que exibe seu histórico de viagens. Informe a viagem em que houve o problema;
  • Selecione “Ajuda com sua viagem”.

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Em cima de um mapa, celular com a logo da Uber e miniatura de um carro preto.
Imagem: Proxima Studio / shutterstock.com

Outras opções de reembolso estão disponíveis?

Se nenhuma das opções listadas até agora se encaixa na sua situação, não se preocupe. Por meio da opção “Mais opções” dentro da plataforma da Uber, você terá acesso a uma série de outras alternativas como “Suporte relacionado a outros pagamentos”. 

Nesta seção, você encontrará opções como trocar a forma de pagamento de uma viagem, problemas com códigos promocionais, editar um valor extra dado ao motorista parceiro, entre outros.

Lembre-se, no entanto, que para algumas situações específica, só é possível solicitar um reembolso dentro de um determinado prazo. Para viagens anteriores a 30 dias, por exemplo, a plataforma não permite atualizações, mas isso não impede que você entre em contato com a Uber para tentar resolver o problema.

Imagem: Proxima Studio / shutterstock.com