Quando você tem direito de cancelar uma compra no cartão de crédito?

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Independente se você acabou se arrependendo da compra, ou se o produto não era conforme você esperava, ou se o valor cobrado não condiz com o valor do anúncio, ou até mesmo, se você está sendo cobrado por algo que nem sabe de onde surgiu. Saiba que você possui todo o direito de pedir o cancelamento de uma compra feita no cartão de crédito. 

Porque o Nubank pode fazer o cancelamento da NuConta.

Quando você tem direito de cancelar uma compra no cartão de crédito?

Querendo efetuar o cancelamento de uma compra no cartão de crédito? Vale ressaltar que cada tipo de cancelamento possui regras específicas. Pensando nisso, citamos abaixo os principais motivos de cancelamento e suas peculiaridades. 

1. Você comprou, mas acabou se arrependendo e quer cancelar uma compra no cartão de crédito

Caso tenha feito a compra via internet (ou telefone), saiba primeiramente que o CDC (Código de Defesa do Consumidor) te dá o direito de se arrepender. Se você pedir para cancelar, a loja tem o dever de aceitar o cancelamento e te devolver o dinheiro. 

Porém, é necessário levar em conta que para ter o seu direito garantido, você tem somente 7 dias para pedir o cancelamento, de acordo com o CDC. Caso não tenha sido gerada a NF (nota fiscal) do produto, tente entrar em contato com a loja o quanto antes, assim evita o trabalho da mesma de te enviar o produto e você ter que recusar a entrega. 

Caso a NF já tenha sido emitida, você também pode solicitar o cancelamento. É importante verificar com a empresa, como funciona o procedimento de cancelamento e devolução do produto. Geralmente é algo simples: a empresa irá gerar um código postal, o qual você usará para devolver o produto, sem custo algum.

Quanto à devolução do dinheiro, ao passo em que a empresa receber a devolução do produto e constatar que está tudo ok com o mesmo (que não foi usado, nem estragado), ela realiza o estorno da compra, ou até mesmo, lança o valor do produto no seu cartão de crédito. 

Agora se você fez uma compra dentro de uma loja, o vendedor não tem a obrigação de cancelar a compra no cartão de crédito. Tudo dependerá da sua tratativa com o vendedor.

2. Você fez a compra, mas o produto não era o que você imaginava

Comprou algo online e/ou por telefone e se arrependeu? Ou, o produto veio com defeito? Saiba que é possível cancelar. De acordo com a lei, você tem até 30 dias para reclamar do produto ao vendedor – caso o produto seja um bem não durável (como roupas, produtos de limpeza e comidas). Se for um bem durável (como um notebook, um fogão, uma moto), o prazo é de 90 dias. 

Se você já reclamou ao vendedor, e o mesmo não resolveu o seu problema, você pode entrar em contato com a empresa do seu cartão de crédito. Para isso, é necessário ter em mãos o número de protocolo ou documento que comprove que você já realizou a sua reclamação na loja. 

A empresa do cartão irá cancelar a cobrança do produto, entrará em contato com o vendedor, e em até 45 dias, vai ter dar uma resposta.

VALE LEMBRAR, que você também pode abrir o produto na frente do entregador, assim que receber o mesmo. Caso o produto não corresponda ao esperado, você pode devolver na mesma hora e sem pagar nada.

3. Você comprou, porém foi cobraram um valor diferente e você quer cancelar uma compra no cartão de crédito

Caso uma compra apareça duplicada no seu extrato, ou com valor errado, é possível cancelar. Para isso, basta falar com a loja sobre o ocorrido e apresentar a NF da compra e cobrança do cartão de crédito. Normalmente, o vendedor cancela a cobrança indevida. Caso isso não aconteça, sugerimos que você entre em contato com a empresa do cartão.

4. Apareceu uma compra que você não fez no seu extrato do cartão

Acessou a sua fatura do cartão de crédito e encontrou uma compra que não foi você quem fez? Nesse caso, você deve entrar direto em contato com a empresa do seu cartão de crédito, e a mesma obrigatoriamente deve fazer o cancelamento da compra na hora.

Além disso, a empresa irá cancelar o seu cartão de crédito e enviar um novo, para que assim, você possa ter mais segurança, e não sofrer um novo golpe com o cartão anterior. 

Entretanto, vale ressaltar que cobranças erradas e serviços contratados sem a sua autorização, são ilegais. Sendo assim, não deixe de registrar no Procon ou em outros órgãos de apoio ao cliente.

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Imagem: My Agency/shutterstock.com

 

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