A conta digital do Nubank é a nova queridinha dos brasileiros. Com mais de 10 milhões de clientes, a NuConta traz vantagens exclusivas. Dentre elas podemos citar a praticidade de uma conta totalmente controlada pelo aplicativo, a ausência total de taxas de manutenção de conta, TEDs gratuitas para qualquer outro banco, o programas de benefícios com pontos Nubank Rewards e agora, e mais recentemente, conta para os microempreendedores individuais (MEI). Mas muitos clientes estão reclamando que suas contas estão simplesmente sendo encerradas, sem um motivo aparente. Aqui vamos ver quais os motivos que podem levar o Nubank a fazer o fazer o cancelamento da NuConta.

É provável que você também goste:

Digio aumenta limite automaticamente assim como o Nubank?

Clientes do Banco Inter não conseguem acessar sua conta há mais de uma semana.

Nubank envia novo kit de entrega do “roxinho” para clientes.

Porque o Nubank pode fazer o cancelamento da NuConta?

Desinteresse comercial

Primeiramente, é importante você saber que o Banco Central dá o direito às instituições financeiras. De acordo com o órgão, bancos tradicionais ou digitais como o NuBank, a encerrarem uma conta por desinteresse comercial. E esse encerramento pode ser feito a qualquer momento.

Ao fazer o fazer o cancelamento da NuConta, o Nubank envia um comunicado aos clientes dizendo que todos os produtos que o cliente tem junto ao Nubank, como a conta corrente de pessoa física e/ou jurídica e o cartão de crédito, estão sendo encerrados. O banco alega que os motivos são confidenciais e irreversíveis, ou seja, provavelmente o Nubank irá negar novas solicitações do cliente.

A empresa solicita ainda que o cliente envie os dados de uma outra conta corrente no nome do cliente para que sejam depositados os valores que estavam na NuConta em até cinco dias úteis.

“Olá, a fim de garantir a sua segurança e cumprir regulações obrigatórias, analisamos constantemente diversos fatores relacionados ao cadastro e utilização de nossos serviços por nossos clientes. Após uma análise mais detalhada, optamos pelo cancelamento de todos os seus produtos Nubank definitivamente. Esse processo é irreversível e os motivos são confidenciais. Caso você tenha dúvidas sobre nosso contrato, ele pode ser lido em: https://nubank.com.br/contrato.”

Mudança do perfil financeiro

Dos clientes que tiveram a sua conta cancelada, muitos alegam que tem movimentado a conta normalmente. Mas um dos motivos possíveis são movimentações consideradas suspeitas pelo Nubank, como valores recebidos incompatíveis com a renda do cliente e de origem não comprovada.

Se dinheiro de mais pode causar o cancelamento, dinheiro de menos também. Uma perda do poder aquisitivo do cliente pode tornar o mesmo desinteressante para o Nubank.

Falta de uso pode acabar no cancelamento da NuConta

Além disso, outro motivo para o Nubank vai fazer o cancelamento da NuConta é a utilização precária por parte do usuário. Ou seja, pouca movimentação, e de baixos valores. Muitas vezes, a pessoa faz a NuConta e praticamente não a utiliza por medo dos serviços digitais não serem seguros (o que não é verdade). E essa falta de movimentação faz o Nubank perder o interesse neste cliente. Mas de acordo com o contrato da NuConta, o prazo de cancelamento por falta de uso são de doze meses.

Nome sujo no SPC ou Serasa pode ocasionar o cancelamento da NuConta

Outro motivo que pode fazer o Nubank fazer o cancelamento da NuConta é a inclusão do cliente nos serviços de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa. Isso porque a empresa entende que você é um mal pagador.

Inconsistências nos dados dos usuários

Este é outro motivo pelo qual o Nubank pode fazer o cancelamento da NuConta. Isso quer dizer que se os dados informados pelo cliente não estiverem corretos, e isso inclui o nome, dados de residência, de renda, trabalhistas, entre outros, a conta digital pode ser cancelada.

Falecimento, interdição judicial ou em casos de insolvência (“falência”) do titular

Quando o cliente vem a falecer, o Nubank vaifazer o cancelamento da NuConta, e os valores devolvidos aos herdeiros. O cancelamento também ocorrem por interdição judicial. Isso ocorre quando uma medida de amparo é criada pela legislação civil, devido a incapacidade civil do cliente, total ou parcial, para a prática dos atos da vida civil. Ainda há o cancelamento por falência, e esse caso se aplica especialmente às contas de microempreendedores individuais (MEI).

Outros motivos

Há ainda outros motivos que podem levar ao cancelamento da NuConta. Dentre eles estão o uso não autorizado de propriedade intelectual do Nubank, o desrespeito com as condições de uso da conta previstas no contrato e quando o cliente é grosseiro na relação com o Nubank e seus representantes ou desrespeita os mesmos.

Como prevenir o fazer o cancelamento da NuConta?

Se você gosta da sua conta digital, as melhores maneiras de mantê-la são movimentando (de acordo com a sua renda), sempre atualizar seus dados juntos à fintech, não entrar para o SPC ou Serasa, o que você faz pagando suas contas em dia, e é claro, sempre mantendo uma relação respeitosa com o Nubank.

Minha NuConta foi cancelada, e agora?

Se o Nubank cancelou a sua NuConta, calma, isso não é o fim do mundo, Embora a NuConta seja uma ótima conta digital, existem várias outras fintechs que oferecem benefícios tão bom quando o Nubank, e você pode conferir alguns destes outros bancos digitais nos links abaixo:

E se eu quiser cancelar minha NuConta?

No caso de você mesmo querer fazer o cancelamento da NuConta, saiba que é muito rápido e fácil, totalmente pela internet. Isso porque a NuConta não possui nenhum contrato de fidelidade. Se você está determinado à encerrar sua conta digital do Nubank, siga os passos abaixo.

1. Abra o aplicativo Nubank e selecione as opções Configurar a NuConta > Cancelar
NuConta.

2. O Nubank solicitará que você informe o motivo pelo qual está pedindo o cancelamento da NuConta. Escreva o motivo e depois insira a sua senha para confirmar a operação.

3. O pedido do cancelamento será enviado imediatamente, mas a conclusão pode demorar até 30 dias corridos, de acordo com as regras do Banco Central do Brasil, e pode demorar até 90 dias para que a NuConta
desapareça do banco de dados do Banco Central.

Porque o Nubank pode fazer o cancelamento da NuConta

Lembrando que uma vez que você pediu o cancelamento da NuConta, ele é irreversível, ou seja, após isso não será mais possível reativar a sua NuConta.

O cancelamento será totalmente gratuito,e você deve retirar os valores que estão na conta antes de encerrar.

Se você tem o cartão de crédito Nubank, o cancelamento da NuConta não irá cancelar o seu cartão de crédito.

Enfim, gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim continuará acompanhando artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.