Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como conseguir 40% de desconto em multas de trânsito?

Aprenda como pagar multas com 40% de desconto. Descubra tudo sobre esse benefício e economize em suas multas de trânsito!

Para os motoristas, uma das maiores dores de cabeça vem na forma de multas de trânsito. Sejam por excesso de velocidade, desrespeito à sinalização ou estacionamento irregular, essas infrações vêm geralmente acompanhadas de um desagradável desembolso financeiro. No entanto, uma nova alternativa promete trazer um alívio a essa situação: é possível pagar multas municipais com um desconto de 40%.

Essa é uma iniciativa da Prefeitura de Taubaté, que visa facilitar a vida dos motoristas, oferecendo um considerável desconto no pagamento de multas municipais. Entretanto, para usufruir desse desconto, é preciso cumprir alguns requisitos e seguir determinados passos.

O que é necessário para pagar multas municipais com 40% de desconto?

Homem dentro de carro com mão na cabeça em expressão de frustração por ter recebido multas.
Imagem: New Africa / shutterstock.com

O primeiro passo é fazer a adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Esse sistema permite que o motorista receba notificações de multas de maneira eletrônica, o que contribui para reduzir a papelada física.

Veja também: Problemas no Caixa Tem: confira como corrigir

Assim, para utilizar o SNE, deve fazer o download do aplicativo (Android e iOS) “Carteira Digital de Trânsito” (CDT) em seu celular. Criar uma conta ou efetuar login com a conta gov.br no app. Em seguida, as notificações de multas serão transmitidas por meio do aplicativo, substituindo as versões tradicionais em papel.

Quais os requisitos para obter o desconto?

Além de aderir ao SNE, para obter o desconto de 40%, o motorista deve assumir a infração de trânsito cometida e renunciar a qualquer recurso contra a mesma. O pagamento da multa com desconto deverá acontecer até a data de vencimento, por meio do boleto gerado no app Carteira Digital de Trânsito.

O que fazer se a multa for indevida?

Em casos de multas indevidas, o motorista tem o direito de recorrer da autuação. Para isso, deve reunir todas as provas relacionadas à infração, como local, data, horário, e possíveis testemunhas.

Por fim, em seguida, precisa entrar com um recurso junto ao órgão de trânsito responsável, explicando a situação e anexando as provas. Após o envio do recurso, o motorista deve aguardar a resposta do órgão de trânsito.

Imagem: NDAB Creativity / shutterstock.com