O que é CashBack e como funciona? É possível lucrar?

O termo Cashback vem do inglês e significa “dinheiro de volta”. Ou seja, o comprador consegue recuperar o dinheiro que foi gasto em determinadas compras. Isso já é bastante popular nos Estados Unidos e até mesmo em outros países do exterior. No Brasil, ele está cada vez mais se popularizando. Essa modalidade acaba sendo muito interessante para todas as partes. O serviço que lucra com a venda, a loja que vende o produto e o consumidor que adquire o produto e ainda consegue lucrar.

Como funciona o Cashback?

O cartão de crédito Trigg é um exemplo no Brasil, assim como as empresas Méliuz e Poup. Essas duas fazem parcerias com o e-commerce para que retorne uma parte do dinheiro ao consumidor, quando ele comprar um produto. Assim, cria uma fidelidade entre as duas partes – o comprador e a loja.

Cashback no cartão de crédito

Já o Trigg, é uma Fintech que usa, segundo o site, tecnologia digital aplicada de uma forma inteligente no mundo das finanças. A empresa pretende mudar o mercado financeiro global e reinventa modelo de negócios tradicionais com um cartão de crédito digital. Por isso, entre outras vantagens, ele oferece o cashback e devolve um percentual do que o consumidor gasta todo mês no seu cartão. O valor do resgate mensal estará disponível em até 72 horas após o pagamento da fatura. O usuário do cartão poderá usar para desconto na próxima fatura ou ainda ajudar a mudar o mundo com o programa Triggers, doando uma parte ou a totalidade da bonificação que foi resgatada.

Leia também:

O que são Fintechs, e por que elas revolucionaram as nossas vidas.

Entenda por que você deve abrir uma conta digital.

Como podemos perceber, o cashback estimula o usuário a comprar mais produtos. Ou seja, é importante que você seja controlado e não se “emocione” e comece a comprar tudo o que vê pela frente. Porque senão, mesmo ganhando uma parte, com o cashback, você não conseguirá pagar a fatura, o que não seria um bom negócio para você.

No caso do cartão de crédito Trigg, ele cobra anuidade e é preciso pagar R$ 9,90 por mês, então você precisa se planejar e ver se realmente vai precisar do Cashback. Outro exemplo em que é possível lucrar com o seu dinheiro de volta é o cartão Citi Cash Back. Ele possui duas modalidades, uma para quem tem um salário de, no mínimo 7 mil reais, que é o Platinum e o outro para quem recebe um mínimo de 3 mil reais, o Gold.

As tarifas do Cartão de Crédito Trigg:

Cashback

Tarifas do cartão de crédito Trigg.

Veja os valores do Citi Cash Back Platinum e Gold:

Cashback

Valores do Citi Cash Back Platinum e Gold.

Esses são alguns exemplos de cashback em cartão de crédito, mas existem outros como o Banco Original. A instituição financeira oferece o cashback, tanto no cartão de débito como no crédito.

Cashback no e-commerce

Outro tipo de modalidade de Cashback são as empresas que se utilizam de parcerias com lojas de e-commerce. O serviço de cashback age como um intermediário. O programa de cashback mais popular é o Méliuz, mas também existem outras empresas que são conhecidas como o Poup. Essas duas empresas citadas, por exemplo, recebem uma comissão para atrair o consumidor. Quando o consumidor acessar a loja online via parceiros e efetuar a compra, a loja paga ao serviço, que retorna uma parte para o usuário.

O consumidor precisa fazer um cadastro no serviço intermediário e quando acumular um valor mínimo estipulado pelo site, basta pedir que seja depositado de volta em sua conta corrente. O Méliuz permite que você lucre ao comprar um produto tanto pela internet como na loja física:

Cashback

Como funciona o Méliuz.

Cashback

Como isso é possível?

Conclusão

Como podemos perceber, o cashback realmente é interessante e deve ser visto com bons olhos. No entanto, você não pode perder o controle das compras. Até porque o que adianta lucrar se você não conseguirá pagar o boleto? Mas se você nunca gostou das milhas do cartão de crédito, talvez o cashback seja a melhor alternativa.

Algo que é certo é que a sua economia poderá ser feita não apenas ao conseguir ofertas e usar cupons de desconto. Com o cashback, é possível ganhar vantagens em realizar compras. Algo que também é possível em programas de milhagens.

Gostou do artigo sobre sobre cashback? E quer se inteirar ainda mais sobre cartão de crédito, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado às fintechs? Curta a página do Seu Crédito Digital e acompanhe as nossas matérias em nosso site.

Sobre o autor Ver Posts Author website

Luiz Felipe Kessler

Graduado em Administração de Empresas pela UFRGS.

Entusiasta de fintechs e tudo o que a tecnologia proporciona de facilidades em nossas vidas.

Fundador dos sites Seu Crédito Digital, Conexão Estudante e do Optclean Tecnologia.

Comentários no Facebook