Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como consultar CNPJ no site da Receita Federal?

Aprenda a consultar CNPJ na Receita Federal. Saiba como acessar dados da empresa e a relevância do Quadro de Sócios e Administradores (QSA).

Você já se perguntou o que é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e qual a sua relevância? Então essa é a hora de entender mais sobre o assunto. Trata-se de um número único que identifica as empresas no Brasil, de forma similar ao que o CPF faz para os cidadãos (pessoas físicas).

A saber, ele é essencial não só para o registro de uma empresa, mas também para uma série de operações do dia a dia, como a emissão de notas fiscais.

O CNPJ é um elemento vital na vida de qualquer negócio, seja ele pequeno, médio ou grande. Esse registro os torna legalmente aptos para atuar, além de permitir a obtenção de diversas informações relevantes por qualquer cidadão interessado. E sim, é possível consultar o CNPJ através do site ou aplicativo oficial da Receita Federal.

Como acessar as informações de um CNPJ na Receita Federal?

Dívidas com a Receita Federal
Imagem: Marcelo Ricardo Daros / Shutterstock.com

Ao acessar a página oficial da Receita Federal, é possível consultar não apenas o número de inscrição no CNPJ, mas também outros dados importantes. Entre os principais estão: razão social, endereço da empresa e descrição das atividades que ela realiza.

Para fazer essa consulta, é necessário possuir apenas o número do CNPJ da empresa desejada. Depois, acessar o site da RF ou o aplicativo (disponível para Android e iOS).

O que é o Quadro de Sócios e Administradores (QSA)?

Outro recurso importante disponível é o QSA. Ele indica quem são os sócios e administradores da empresa, além de seus respectivos cargos, proporcionando uma visão completa do comando da instituição. Isso pode ser útil para entender a estrutura de uma empresa e identificar as pessoas por trás do negócio.

Ademais, o documento gerado a partir da consulta ao CNPJ vem acompanhado de uma declaração de situação cadastral, que indica se a empresa está ativa, inapta, suspensa, baixada ou nula. Além disso, exibe a data e o horário em que o documento foi emitido, o que certifica a sua autenticidade.

Veja também:

PagBank e Stone ajuízam queixa-crime contra presidente da Febraban; entenda o caso

Portanto, o CNPJ é uma ferramenta de enorme valia tanto para empreendedores, que precisam ter seu negócio regularizado, quanto para quem quer conhecer mais sobre uma empresa. Ao final das contas, é mais do que um número, é um passaporte para a atuação legal de uma empresa e um aliado valioso na busca por transparência das instituições.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com