Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como consultar os benefícios pedidos no INSS?

Empregados que atualmente recebem benefícios por incapacidade do INSS, podem enfrentar problemas por conta dos benefícios e acabar interferindo diretamente na empresa. 

Isso porque, ainda é muito comum os funcionários encontrarem dificuldade para consultar o resultado do benefício, o que acaba atrapalhando a definição de seu status na plataforma.

Para evitar este contratempo, o site do INSS permite que as empresas realizem a consulta dos benefícios de cada empregado. Contudo, é necessário que a companhia esteja cadastrada junto à Receita Federal em uma Unidade de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal do Brasil dentro da jurisdição do estabelecimento centralizador (raiz ou matriz).

Feito o cadastro, é possível consultar os benefícios seguindo o passo a passo abaixo: 

  1. Acesse o site Serviços – INSS, e você será direcionado para o portal do Instituto;
  2. Neste sentido, clique em “mais serviços” e aperte o botão “empresas”;
  3. Em seguida, escolha a opção “Consulta benefícios por incapacidade”; 
  4. Por fim, informe o número do CNPJ da empresa e a senha utilizada para acesso à Certidão Negativa de Débitos (CND);

Caso não possua uma senha, será necessário fazer o cadastro de forma presencial em uma das agências da Receita Federal. 

Além disso, também é possível acessar o site da Receita e procurar pelo “Cadastro de Senha de Acesso para Verificação de Regularidade das Contribuições Previdenciárias”.

Quais informações a empresa terá acesso?

As informações fornecidas pelo INSS para consulta são:

  • Data do requerimento;
  • Data da concessão;
  • Data de início e de cessação quando houver;
  • Status no momento da consulta.

Assim, vale ressaltar que a consulta feita pelas empresas é totalmente legal e está amparada pela Portaria nº 1.012 criada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e publicada no Diário Oficial da União no dia 10 de maio 2022, o que garante que as informações sejam sigilosas e, em caso de comportamento danoso, os transgressores serão responsabilizados.

Benefícios do INSS disponíveis para consulta

Por meio do portal Meu INSS é possível consultar os seguintes benefícios:

  • Auxílio por incapacidade temporária;
  • Auxílio-acidente;
  • Aposentadorias;
  • Pensão por morte acidentária;
  • Antecipação de auxílio por incapacidade temporária.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.