Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como dar baixa corretamente em um CNPJ?

Quando uma empresa é fechada, é de extrema importância regularizar a situação do CNPJ para evitar cobranças de taxas e impostos.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Quando uma empresa é fechada, é de extrema importância regularizar a situação do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), já que apenas no momento em que é dado baixa, são finalizadas as obrigações tributárias acessórias.

Procedimento para fechar uma empresa

Dessa forma, caso o CNPJ esteja ativo, além de algumas obrigações acessórias, ainda poderá haver a incidência de algumas taxas, pagamentos de tributos e impostos. Assim, com o CNPJ ativo, haverá a cobrança, mesmo que por algum motivo a empresa não esteja faturando. 

Ademais, o microempreendedor individual (MEI), enquanto estiver ativo, deverá pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), mesmo se não estiver faturando. Portanto, se a empresa não voltar a operar, é necessário formalizar o seu encerramento, o que evitará multas e taxas. 

Em síntese, o processo formal de encerramento da empresa começa com distrato social, onde os sócios, em comum acordo, encerram as atividades corporativas e desfazem a sociedade. O distrato também deverá conter o motivo da dissolução da sociedade, além de quem ficará responsável por eventuais ativos e passivos supervenientes e pela guarda dos documentos.

A Junta Comercial será responsável por arquivar o distrato com a apresentação das certidões negativas de dívidas tributárias, previdenciárias e trabalhistas. A Receita Federal também dará baixa no CNPJ e emitirá uma certidão de baixa de inscrição. Também deverá ser solicitada a baixa da empresa na Secretaria da Fazenda do Estado ou na Prefeitura do Município.

Quanto tempo leva para dar  baixa?

O tempo necessário para dar baixa na empresa varia, dependendo das possíveis pendências encontradas na empresa.

Como fechar uma empresa MEI?

É possível que o MEI realize um procedimento de baixa sem custos e diretamente pela internet. Dessa forma, a baixa do registro MEI é definitiva e não pode ser revertida. 

Como encerrar empresas com dívidas?

De acordo com a Lei Complementar nº 147/2014, é permitido o encerramento das atividades de uma empresa, ainda que o pagamento de tributos e taxas não esteja em dia. Assim, os valores de impostos federais que estiverem em aberto serão transferidos para o CPF dos sócios da empresa. Portanto, os sócios são responsáveis pelas obrigações assumidas na sociedade durante o período de 2 anos a contar do registro da alteração do contrato social.

Contudo, boa parte dos impostos estaduais ou municipais deverão ser pagos ou parcelados antes de dar baixa no CNPJ.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.