Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como funciona o financiamento de veículos para empresas

Para realizar uma aquisição de um veículo para empresa o comprador deve estar ciente das peculiaridades dessa modalidade de compra

0

Muitos sabem da possibilidade de realizar o financiamento de um carro através do CNPJ, porém, não têm ciência que os requisitos e as condições para conseguir financiá-lo são diferente do usual.

Por exemplo, quem utilizar o CNPJ para o financiamento de um carro receberá, em quase todas as concessionárias, descontos exclusivos.

Porém, é importante ter ciência dos documentos necessários e colocar na ponta do lápis todas as variáveis para ter certeza de que vale a pena.

É provável que você também goste:

Youse: o seguro do futuro que pode ser personalizado no app

Curso grátis Se Liga Finanças do Sicoob, está com vagas abertas

Condições primárias 

O benefício oferecido para a compra de um veículo por meio de um CNPJ facilita ao empresário ter um meio de se locomover e atender às suas necessidades.

O processo acontece de forma similar ao de uma compra tradicional de uma pessoa física. A grande diferença está, basicamente, nos descontos oferecidos ao valor total do veículo. Porém, é importante lembrar que o produto estará vinculado à empresa titular do CNPJ.

Todavia, existe um tempo mínimo para se cumprir antes de poder vender este veículo, que, de acordo com o Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), é de 365 dias.

O tipo também impactará no valor da compra diretamente. Por exemplo, para um veículo com valores mais baixos, os descontos são mais expressivos.

Da mesma maneira, a quantidade e o modelo também oferecerá maiores descontos e outras vantagens.

Como realizar financiamentos através de CNPJ

Os documentos necessários para realizar a compra de um veículo através do CNPJ são:

  • Documentação de identificação básica, como Contrato Social;
  • CNPJ;
  • Documentos pessoais dos sócios;
  • Comprovante que viabilize o portador de adquirir o veículo.

Entretanto, em uma situação de financiamento pode ser requisitada também uma amostra da capacidade financeira da empresa.

Assim, para o CNPJ que se enquadra como de Microempreendedor Individual (MEI) é possível realizar a compra de um veículo nas mesmas condições.

Mas além disso, vale ressaltar que o MEI tem um limite estabelecido de faturamento atual de R$ 81.000, contudo, isso significa que o valor de aquisição deve se enquadrar com a capacidade financeira da empresa.

Considerações importantes para aquisições de veículos através de CNPJ

Contudo, há dados importantes que o interessado em financiar um veículo deve saber ao realizar o financiamento através do CNPJ:

  • O desconto pode variar de 3% a 30% do valor total do veículo, dependerá do modelo e da marca;
  • O tipo de empresa, a quantidade de veículos a serem adquiridos faz com que o desconto varie, por exemplo, empresas locadoras de veículo tendem a ter maiores descontos;
  • Uma vez adquirido, se as tributações não forem pagas corretamente pode ocasionar em restrições cadastrais, como negativação para empréstimos;
  • Caso a pessoa jurídica tenha dívidas tributárias federais ou estaduais o veículo pode ser penhorado;
  • A concessão de descontos só é válida para veículos zero quilômetros;

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

imagem: Tero Vesalainen / shutterstock.com

Comentários
Carregando...