Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como é uma reunião de devedores anônimos?

São diversas as histórias dos frequentadores da reunião de devedores anônimos, que compartilham suas angústias e evoluções. Saiba mais!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O consumismo desencadeia diversos problemas na sociedade e muitas pessoas não percebem quando estão passando dos limites. No entanto, nem sempre é sobre o desejo de ter algo, mas sim a necessidade de quitar débitos, pagar as contas e outras despesas.

Com intenção de ajudar pessoas a se livrarem do vício de dívidas e compras, uma irmandade foi criada. O grupo possui ligação com os Alcoólicos Anônimos e dá espaço para devedores compulsivos partilharem suas histórias. Mas, como é uma reunião de devedores anônimos? Confira!

Histórias dos frequentadores da reunião de devedores anônimos

O g1 teve acesso a uma reunião de devedores anônimos e pode entrevistar uma das participantes da irmandade, que baliza todas as reuniões. Contudo, ela não foi a única a relatar como o vício a levou até o local. Frequentadores compartilharam suas trajetórias de medo, dor, compulsão, recuperação, esforço, superação e até mesmo milagre.

As histórias de devedores compulsivos que frequentam a irmandade são bem semelhantes. A maioria deles chegaram ao local porque tinham outros tipos de compulsão, principalmente comida ou álcool, e depois perceberam que havia uma relação entre elas.

Como é uma reunião de devedores anônimos

As salas onde ocorrem as reuniões sempre foram físicas. Por conta da pandemia e a necessidade de distanciamento social, foi necessário migrar para o virtual, recebendo devedores compulsivos do país inteiro.

A reunião de devedores anônimos inicia com poucas pessoas. Um tempo depois, a sala vai enchendo, as pessoas chegam felizes, se cumprimentam e contam sobre suas vidas de maneira descontraída.

Assim que o momento começa, o “ar” do ambiente muda. O ritual começa com a oração da serenidade, um texto pré-designado é lido e as pessoas compartilham suas angústias, “deslizes” e evoluções. A reunião não tem coordenadores ou uma pessoa que comande o grupo. Os próprios membros são os responsáveis por organizar tudo.

De acordo com o g1, eles respondem ao Escritório de Serviço Mundial, uma central localizada nos Estados Unidos. É dessa central que os devedores anônimos pegam os textos que precisam ser lidos nas reuniões e organizam conferências em escala mundial. Vale lembrar que eles utilizam um vocabulário específico.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Kmpzzz / Shutterstock.com