Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Abono Aposentadoria: veja como funciona e quem pode solicitar

Você sabe o que é Abono Aposentadoria? Muitos funcionários na idade de se aposentar tem direito ao benefício e não sabem, entenda!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O Abono Aposentadoria, também chamado de Abono Permanência, é uma renda extra oferecida aos servidores públicos vinculados a Regimes Próprios de Previdência (RPPS) que já podem se aposentar, mas optam por continuar trabalhando.

O benefício também gera economia ao Estado. Isso porque a permanência do servidor experiente na ativa, prolonga a dupla despesa de pagar a aposentadoria dele e a remuneração do servidor que vai substituí-lo.

Qual o valor do Abono Aposentadoria?

O valor do Abono Aposentadoria é equivalente ao valor da contribuição previdenciária do servidor.  Ou seja, no caso dos servidores que permanecem em atividade, os mesmos vão continuar recebendo seu salário habitual com mais a soma do valor do abono aposentadoria.

Vale lembrar que desde março de 2020, as alíquotas de contribuição dos servidores públicos federais passou a ser progressiva e proporcional ao quanto o mesmo recebe por mês, então o valor dessa alíquota varia em cada caso.

Requisitos para ter direito ao Abono Aposentadoria

Para ter direito ao Abono, o servidor público, vinculado a um RPPS, deve cumprir três requisitos. São eles:

  1. Optar por permanecer trabalhando;
  2. Ter, no mínimo, 25 anos de contribuição para mulheres e 30 anos de contribuição para homens;
  3. Completar as exigências para a Aposentadoria Voluntária.

As regras para a Aposentadoria Voluntária variam de acordo com a data em que o servidor ingressou no serviço público e idade do mesmo.

Como solicitar o Abono Aposentadoria?

A solicitação do Abono Aposentadoria depende da  organização do órgão ao qual ele é vinculado. Há casos em que nem é necessário fazer o pedido. Isso porque muitas vezes o setor de recursos humanos já acompanha a vida laboral do servidor até o momento da aposentadoria, comunicando sobre essa opção e conduzindo o processo.

Mas, existem também, órgãos públicos que não se atentam a essa questão, o que exige do servidor um acompanhamento do seu histórico previdenciário. Nessa situação, o pedido é feito por meio de requerimento administrativo específico para o Abono Permanência, entregue ao setor de gestão de pessoas.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com