Como fazer a portabilidade de uma chave PIX para qualquer banco?

0

Você fez o cadastro da chave Pix em uma instituição financeira e agora gostaria de mudar o banco/fintech? Abaixo explicamos para você como realizar a portabilidade de uma chave, sem ter que excluí-la.

As chaves Pix vieram para revolucionar o sistema de pagamentos e transferências bancárias. As transferências, que muitas vezes possuíam taxas de serviço e demoraram um pouco para acontecer, agora são gratuitas e ocorrem em até 10 segundos. 

Essa novidade com certeza veio para melhorar e facilitar as transações bancárias. Uma vez cadastrada, a chave Pix pode ser excluída ou ter a portabilidade para outro banco. 

Como excluir a chave PIX de qualquer banco ou fintech?

Por que fazer a portabilidade de uma chave PIX?

O motivo pelo qual muitas pessoas têm feito a portabilidade da chave Pix, se deve ao fato de que elas são únicas. Ou seja, uma vez que você cadastrar o seu número de celular como chave Pix em um banco, o mesmo não pode ser cadastrado em outra instituição financeira, para realizar as transferências e pagamentos.

Devido a isso, foi criada a portabilidade. Através dela, o cliente pode solicitar a transferência da chave de um banco para outro. Para isso, é necessário que ele confirme a propriedade do documento, telefone ou e-mail. 

Já pensou que chato seria, se você quisesse trocar de banco, e não pudesse migrar a chave Pix? Pensando nisso, o Banco Central criou a portabilidade. Caso você queira encerrar a conta, ou deixar de utilizar os serviços de determinado banco, você pode realizar a portabilidade da chave Pix para outra instituição financeira.

Além disso, existe a reivindicação de chave. Esse procedimento é parecido, porém, acontece quando um terceiro tenta cadastrar a chave que diz respeito a outra pessoa. Quando isso ocorre, a pessoa que cadastrou possui sete dias para comprovar que a chave Pix é sua.

Afinal, como fazer a portabilidade?

O procedimento de portabilidade da chave Pix é tão simples quanto as operações de criar uma chave ou apagá-la. Abaixo, segue um passo a passo de como agir. 

1ª Etapa: Cadastrando a chave Pix no banco desejado

Passo 01: Abra o aplicativo do banco/fintech para o qual deseja levar a chave.

Passo 02: Vá até a opção do Pix (que geralmente possui um ícone da tela inicial do aplicativo).

Passo 03: Escolha a opção de cadastrar uma nova chave Pix.

Como fazer a portabilidade de uma chave PIX para qualquer banco

Passo 04: Selecione a chave que deseja trazer para essa conta, e preencha as informações que serão solicitadas.

Como fazer a portabilidade de uma chave PIX para qualquer banco

2ª Etapa: Desvinculando a chave Pix do antigo banco

Passo 05: Abra o aplicativo do outro banco (no qual a chave está cadastrada).

Passo 06: Toque na opção de portabilidade que irá aparecer.

Passo 07: Confirme a portabilidade.

Pronto! Agora a portabilidade foi realizada!

É importante ressaltar, que a portabilidade pode demorar até sete dias úteis para ser realizada, de acordo com o prazo estipulado pelo Banco Central. E caso você se arrependa, ou deseje alterar essa mesma chave para o banco anterior, ou até mesmo para um novo, basta realizar o procedimento de portabilidade novamente.

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar