Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como funciona a Carteira de Trabalho Digital? Tire suas dúvidas aqui

A Carteira de Trabalho Digital é um aplicativo que está disponível para todos os brasileiros. De acordo com os dados da Dataprev, a plataforma já é responsável por cerca de 59% dos requerimentos feitos pelos trabalhadores, embora tenha apenas 2 anos de existência.

Através dela, a pessoa acessa informações sobre os seus empregos atuais e antigos. Além disso, o cidadão pode consultar e pedir os benefícios, como o seguro-desemprego e abono salarial PIS/Pasep.

Assim, por meio da ferramenta, não é preciso procurar atendimento postos físicos para consultar certos serviços e benefícios. Sendo assim, confira abaixo todos os detalhes sobre esse aplicativo.

É provável que você também goste:

Já é possível emitir o novo RG; saiba como unificar os seus documentos

CNH: projeto quer tirar obrigatoriedade de autoescola

Enem: candidatos poderão usar CNH Digital para a identificação no dia da prova

Como funciona a Carteira de Trabalho Digital? Tire suas dúvidas aqui

Em suma, a versão da Carteira de Trabalho Digital pode substituir a impressa desde 2019. Em geral, ela é usada quando o empregador não usa o eSocial, mas não vale como documento de identificação. Mesmo com todas as facilidades do universo online, o trabalhador deve guardar o documento físico.

Por meio da Carteira de Trabalho Digital, você pode acompanhar o seu contrato de trabalho, bem como pedir o seguro-desemprego. Além disso, você pode ver o calendário de benefícios como o abono salarial, e ainda usar o documento para atestar a experiência profissional.

Para usar o app, você deve baixar o aplicativo no portal Gov.br e começar a usar (Android | iOS). Já quem não tem smartphone, pode acessar o site do Ministério do Trabalho. Em seguida, você deve fazer login para acessar o documento pelo computador.

As consultas aos benefícios também podem ser feitas diretamente no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Depois do login, há a exibição de uma mensagem de saudação no topo da página, e o número do documento. Ademais, a sequência é adotada mesmo quando o cidadão tem outro número na versão física do documento.

Por fim, caso haja alguma informação errada na sua Carteira de Trabalho Digital, é necessário pedir a alteração junto à Receita Federal.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com