Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como gastar muito menos nas compras para o Natal e Ano Novo

Vamos te mostrar a seguir, dicas de como gastar muito menos nas compras de fim de ano, e não começar 2023 no vermelho.

O mês de dezembro está se aproximando, e com isso, as compras e festividades de Natal e Ano Novo. Entretanto, nesse período é fundamental manter os pés no chão para não extrapolar nos gastos com as compras.

Pensando nisso, vamos te mostrar a seguir, dicas de como gastar muito menos neste fim de ano, e não começar 2023 no vermelho.

Como economizar nas compras de Natal e Ano Novo

Abaixo, confira dicas de como gastar muito menos:

1. Determine um valor para os gastos extras de fim de ano

Mesmo que você não tenha o costume de preencher planilha de finanças, o final de ano pode ser um bom momento para organizar uma. Assim, é possível controlar os seus gastos, e encontrar meios de gastar muito menos. Ao determinar um teto de gastos, você garante o bem-estar da sua vida financeira.

2. Crie listas para tudo

Independente se você faz compras online ou presencial, é fundamental cuidar para não cair em armadilhas, e gastar mais do que planejou. Quando a busca é limitada, as dúvidas diminuem, e o consumidor tem mais facilidade para controlar os seus gastos.

Além disso, crie a sua lista com antecedência. Dessa forma, é possível pesquisar os preços com calma, bem como escolher as lojas mais em conta. Ao fazer a compra antecipada, além de você achar um meio de gastar menos, você também evita que o presente atrase.

3. Pesquise preços e compras com antecedência

A principal dica para economizar é essa: pesquisar preços e comprar com antecedência. Ao consultar o preço dos produtos desejados em várias lojas, você encontra mais descontos e promoções.

Ou, até mesmo, melhores condições de pagamento. Outra grande oportunidade, é aproveitar as ofertas da Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (25).

4. Evite fazer compras com crianças

Embora seja uma companhia agradável, levar crianças em compras pode colocar em risco todo o planejamento econômico das compras de fim de ano. Para não perder esse controle, a melhor opção é ir sem os pequenos, e focar na lista para poder gastar muito menos.

5. Faça uma reserva financeira, se possível

Por fim, se você tiver condições, faça uma reserva financeira. Dessa forma, você enfrenta com mais tranquilidade os gastos de fim de ano. Com planejamento, é possível guardar o 13º salário, por exemplo. Ao criar uma reserva, você também evita começar 2023 no sufoco com as contas.

Imagem: William Potter / shutterstock.com