Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como implantar o sistema de nota fiscal eletrônica na empresa?

Confira como adquirir o sistema de nota fiscal eletrônica na sua empresa e quais os tipos de nota possíveis.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A nota fiscal eletrônica é uma maneira de substituir a nota fiscal tradicional. Isto porque, a nota em papel por ser preenchida a mão, pode conter erros de preenchimento ou ser adulterada. Assim, essas situações podem prejudicar o consumidor e a empresa, além do fato da nota em papel precisar de espaço físico para armazenamento. 

O formato eletrônico existe desde 2006, mas algumas empresas ainda têm dúvida de como aderir ao documento digital. Vale ressaltar que essa modalidade foi criada para registrar operações comerciais, tanto produtos como serviços, portanto, a nota fiscal recolhe os impostos sobre as operações e valida as negociações entre empresa e cliente.  

Dessa forma, há punições legais para companhias que se recusam a emitir este documento, sendo este um crime de sonegação fiscal. Entretanto, isso não vale para microempreendedores, já que, nesse caso só é necessário emitir nota para pessoas jurídicas ou caso o consumidor exija. 

Quais as vantagens da nota fiscal eletrônica?

Há diversas vantagens, entre elas pode-se citar:;

  • Redução do risco de fraudes e erros;
  • Automatização de processos; 
  • Aumento da confiança entre empresa e cliente; 
  • Melhor controle fiscal e financeiro; 
  • Facilidade ao arquivar documentos; 
  • Segurança jurídica; 
  • Garantia da prestação de serviços e fornecimento de produtos; 
  • Participação em licitações públicas; 
  • Fechamento de negócios com empresas que exigem esse documento. 

Quais os tipos de nota fiscal eletrônica?

Em primeiro plano, há cinco categorias de nota fiscal eletrônica, são elas:

  1. Nota fiscal eletrônica 

Esse tipo de nota é obrigatória na comercialização de produtos que incidem o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços). Assim, vale ressaltar que essa incidência pode variar de um estado para outro. 

  1. Nota fiscal de Serviços Eletrônicos

Essa nota é para operações que incidem o ISS (Imposto sobre o Serviço), portanto, pode variar de um município para outro. 

  1. Conhecimento de Transporte Eletrônico 

Usada em serviços de transporte rodoviário de carga, essa nota reúne todos os documentos necessários para prestação em um só. 

  1. Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica 

Essa opção detalha o produto ou serviço comercializado, além dos custos envolvidos no processo. Vale ressaltar que essa nota se assemelha a um cupom fiscal voltado ao consumidor final. 

  1. Nota Fiscal Avulsa eletrônica 

Esta modalidade é para microempreendedores com baixo volume de vendas. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.