Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como investir o FGTS na Eletrobras? Confira o passo a passo

Na última sexta-feira (3), teve início o período de reservas, que vai até quarta-feira (8), para quem quiser comprar ações da Eletrobras, maior companhia de eletricidade do Brasil e que está sendo privatizada pelo governo federal. O trabalhador que tiver saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode usar até 50% do fundo para participar dessa rodada de investimentos.

Contudo, o trabalhador terá que fazer a aquisição das ações por meio de fundos de investimentos, desenvolvidos somente com essa finalidade, assim como ocorreu em duas ocasiões para ações da Petrobras, em 2000, e da Vale, em 2002. Diversas instituições financeiras já oferecem a possibilidade do cliente transferir parte dos recursos do FGTS para comprar ações da Eletrobras através dos fundos de investimento.

Fundos Mútuos de Privatização

A Resolução nº 203/2021 do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que determinou as condições da desestatização da Eletrobras, prevê a utilização do FGTS para investir na oferta da companhia.

Os Fundos Mútuos de Privatização – FGTS (FMP-FGTS), são criados pelas instituições financeiras, que os oferecem como investimento aos seus clientes que trabalhem em regime CLT.

Através dos FMP-FGTS, o trabalhador tem a chance de participar da oferta da Eletrobras e dar um destino possivelmente mais rentável a seu saldo FGTS.

Passo a passo para investir

Quem deseja investir nas ações da Eletrobras com o FGTS deve seguir os passos abaixo:

  1. Escolher uma instituição financeira que ofereça um FMP-FGTS Eletrobras

Todos os FMP-FGTS Eletrobras são semelhantes. O que diferencia um para o outro são as taxas de administração, que variam de zero a 0,55% ao ano.

  1. Baixar o aplicativo ou comparecer em uma agência da Caixa Econômica Federal
  • Pelo aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS), o trabalhador deverá efetuar os seguintes passos:
  • Na tela inicial clicar em “Mais”;
  • Clicar em “Simulador de aplicação no FMP-FGTS”;
  • Conferir o valor disponível para o investimento;
  • No menu principal, clicar em “Autorizar bancos a consultarem seu FGTS”;
  • Autorizar a consulta das suas informações do FGTS pela Administradora FMP escolhida;
  • Selecionar o Fundo de Privatização para autorização, no caso FMP Eletrobras;
  • Confirmar clicando em “Visualizar Termo”;
  • Ler e aceitar os termos para autorizar a Administradora FMP;
  • Digitar o nome da Administradora FMP-FGTS;
  • Depois de selecionar a Administradora, autorizar clicando “Sim” e conferir a Administradora selecionada;
  • Pronto! A Administradora FMP escolhida foi autorizada a consultar as informações do seu FGTS.
  1. Depois de autorizar, o trabalhador deverá contatar a instituição financeira administradora de FMP-FGTS que ele escolheu para informar os valores que deseja aplicar. E, a partir daí, a instituição financeira será responsável pela aplicação do FGTS.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Pavel Kapysh / Shutterstock.com