Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como não ser mais uma vítima do golpe do Pix agendado

0

O sistema Pix, facilita a transferência e pagamentos através de uma chave. Dessa forma, está cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Paralelo ao crescente uso da ferramenta, sobe também, o número de golpes em torno da ferramenta. O mais recente, é o golpe do Pix agendado. Nele, os golpistas usam uma transferência falsa como isca, para solicitar dinheiro à vítima.

É provável que você goste também:

Reduzir ou pausar as parcelas do financiamento da Caixa vale a pena?

Com a alta da Selic, PicPay reduz rendimento para 130% do CDI

Como cadastrar a chave PIX e fazer pagamentos no Caixa Tem?

Confira aqui, como não ser uma vítima do golpe do Pix agendado

Nesse golpe, os criminosos agendam uma transferência. Em seguida, entram em contato com a vítima dizendo que a fizeram por acidente. Por fim, eles solicitam que a vítima devolva o valor supostamente depositado, por motivo de urgência. 

Entretanto, a vítima nunca vai receber o suposto depósito do golpista. Ao transferir o valor de volta ao criminoso, o mesmo encerra o agendamento e fica com o valor. Dessa forma, se o usuário ganha uma notificação de um estranho alertando que depositou dinheiro na conta, é necessário ter cuidado, porque pode ser um golpe. 

Vale ressaltar, que a vítima não recebe o extrato em que comprova o suposto Pix agendado. Essa mentira é apenas uma “arma” do criminoso para enganar a pessoa. 

Na última quinta-feira (17), a Polícia Civil de Santa Catarina (SC), divulgou uma cartilha com um alerta sobre o golpe do pix agendado. De acordo com a Polícia, é necessário desconfiar dos valores supostamente depositados, bem como verificar o extrato do banco, e não devolver o valor no mesmo dia. 

Agendar um Pix é um recurso que integra o serviço desde o seu lançamento, em novembro de 2020. Porém, a partir de setembro deste ano, todas as instituições financeiras que usam o Pix, vão ter que oferecer a opção de agendamento. A intenção é possibilitar que todos possam programar Pix. 

Por fim, a recomendação às vítimas do golpe, é conseguir o máximo de informações sobre o criminoso. Tais como o comprovante do Pix agendado, e o número de celular, e repassar às autoridades. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...