Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como o pequeno investidor pode ter resultado melhor que a poupança e sem risco?

Aqueles que conseguiram guardar uma parte do 13º salário ou já possuem uma reserva de emergência, devem se atentar a outras modalidades além da caderneta de poupança. No entanto, a maior questão é: como o pequeno investidor pode ter resultado melhor que a poupança?

Início de ano é um período promissor para investimentos, portanto, a primeira coisa que você precisa saber é que com a taxa básica de juros Selic maior que 8,5% ao ano (atualmente está em 9,25%), a poupança rende 6% anualmente. 

Este índice é menor que a inflação de 2021, que fechou em 10,06%. Por isso, na prática, significa que você está perdendo dinheiro investindo na poupança. 

É importante fazer comparações antes de investir, pois a rentabilidade varia de acordo com cada instituição financeira. Assim, separamos algumas opções para pequenos investidores. Confira.

LCA

As Letras de crédito do Agronegócio são títulos emitidos por instituições financeiras. São utilizadas para adquirir recursos para participantes do agronegócio. Seu diferencial é que seus rendimentos são isentos de Imposto de Renda e possuem cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

LCI

A Letra de Crédito Imobiliário é um título de renda fixa usado para financiar imóveis exclusivamente. Assim como a LCA, é usada para a captação de recursos por instituições financeiras. Além disso, também oferece isenção no IR, tanto na fonte quanto na declaração. 

CDB

O Certificado de Depósito Bancário trabalha com operações de crédito em que o comprador de título empresta dinheiro a uma instituição financeira por um prazo definido. Possui liquidez diária e costuma pagar 100% do CDI. 

Outra opção são os CDBs curtos, que chegam a pagar até 200% do CDI. Não acompanha liquidez diária, mas você tem chances de receber um retorno maior. 

Especialistas garantem que estas modalidades de investimento são tão seguras quanto a poupança agora, já que pagam um percentual do Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

Diversificação de investimentos é o segredo para o pequeno investidor

Depois de pesquisar e descobrir qual forma de investimento se encaixa melhor no seu perfil de pequeno investidor, é preciso saber que diversificação é a chave para o equilíbrio. 

Para pequenos investidores, é ideal começar pela reserva de emergência, que deve ser equivalente ao valor  necessário para se manter num mês, multiplicado por seis vezes, pelo menos.

Dessa forma, caso haja um imprevisto, você estará preparado e não passará sufoco. 

Ao ter uma quantia reservada, você pode começar a investir em modalidades com liquidez diária. Porém, é preciso estar sempre atento às outras, pois os ciclos econômicos fazem com que um ativo seja mais rentável que outros. 

Assim, com a diversidade, você como pequeno investidor consegue aproveitar momentos pontuais, maximizando os ganhos e diminuindo os riscos. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.