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Como pedir a aposentadoria especial pelo Meu INSS?

Trabalhadores que atuam em atividades laborais expostos a agentes nocivos, que podem trazer prejuízo à saúde e integridade física ao longo dos anos, têm direito a aposentadoria especial.

Requisitos da aposentadoria especial

Antes da Reforma da Previdência aprovada em 2019 era preciso apenas o tempo trabalhado na atividade especial:

  • Para as atividades de alto risco – 15 anos
  • Para as atividades de médio risco – 20 anos
  • Para as atividades de baixo risco – 25  anos

De acordo com a Reforma da Previdência aprovada em 2019, além do tempo de contribuição, o segurado tem que ter uma idade mínima para solicitar a aposentadoria:

  • Para as atividades de alto risco – 55 anos de idade + 15 anos de atividade especial;
  • Para as atividades de médio risco – 58 anos de idade + 20 anos de atividade especial;
  • Para as atividades de baixo risco – 60 anos de idade + 25 anos de atividade especial.

Além disso, para quem não cumpriu os requisitos para o benefício até a vigência da Reforma, entrará a Regra de Transição 

  • Para as atividades de alto risco – 66 pontos + 15 anos de atividade especial;
  • Para as atividades de médio risco – 76 pontos + 20 anos de atividade especial;
  • Para as atividades de baixo risco – 86 pontos + 25 anos de atividade especial.

Como solicitar a aposentadoria especial?

  • Acessar site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);
  • Clicar em “Entrar”;
  • Digitar na caixa de pesquisa a palavra “aposentadoria”;
  • Clicar em “Aposentadoria por Tempo de Contribuição / Idade Urbana”;
  • Selecionar “Aposentadoria por Tempo de Contribuição”;
  • Atualizar os dados e clicar “Avançar”;
  • Clicar em “Continuar”;
  • Ler as informações e clicar novamente em “Avançar”;
  • Responder as perguntas feitas pelo sistema;
  • Confirmar se todos os dados pessoais estão preenchidos corretamente;
  • Clicar no sinal de + para anexar todos os documentos, depois clicar em “Avançar”;
  • Selecionar a agência do INSS mais próxima e clicar em “Avançar”;
  • Selecionar a agência bancária mais próxima e clicar em “Avançar”;
  • Conferir todas as informações e, se estiverem corretas, clicar em “Declaro que li e concordo com as informações acima”, depois clicar em “avançar”.

Documentos necessários

Dessa forma, os documentos que precisam ser apresentados pelo segurado, são:

  • Carteira de Trabalho e Previdëncia Social (CTPS);
  • Documento de identificação (CPF);
  • Número de Identificação do Trabalhador (NIT);
  • Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT);
  • Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT);
  • Laudos trabalhistas expedidos por um médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho nos termos da legislação trabalhista;
  • Laudos adicionais de insalubridade; e
  • Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP);

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