Como pedir a aposentadoria especial pelo Meu INSS?
Trabalhadores que atuam em atividades laborais expostos a agentes nocivos, que podem trazer prejuízo à saúde e integridade física ao longo dos anos, têm direito a aposentadoria especial.
Requisitos da aposentadoria especial
Antes da Reforma da Previdência aprovada em 2019 era preciso apenas o tempo trabalhado na atividade especial:
- Para as atividades de alto risco – 15 anos
- Para as atividades de médio risco – 20 anos
- Para as atividades de baixo risco – 25 anos
De acordo com a Reforma da Previdência aprovada em 2019, além do tempo de contribuição, o segurado tem que ter uma idade mínima para solicitar a aposentadoria:
- Para as atividades de alto risco – 55 anos de idade + 15 anos de atividade especial;
- Para as atividades de médio risco – 58 anos de idade + 20 anos de atividade especial;
- Para as atividades de baixo risco – 60 anos de idade + 25 anos de atividade especial.
Além disso, para quem não cumpriu os requisitos para o benefício até a vigência da Reforma, entrará a Regra de Transição
- Para as atividades de alto risco – 66 pontos + 15 anos de atividade especial;
- Para as atividades de médio risco – 76 pontos + 20 anos de atividade especial;
- Para as atividades de baixo risco – 86 pontos + 25 anos de atividade especial.
Como solicitar a aposentadoria especial?
- Acessar site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);
- Clicar em “Entrar”;
- Digitar na caixa de pesquisa a palavra “aposentadoria”;
- Clicar em “Aposentadoria por Tempo de Contribuição / Idade Urbana”;
- Selecionar “Aposentadoria por Tempo de Contribuição”;
- Atualizar os dados e clicar “Avançar”;
- Clicar em “Continuar”;
- Ler as informações e clicar novamente em “Avançar”;
- Responder as perguntas feitas pelo sistema;
- Confirmar se todos os dados pessoais estão preenchidos corretamente;
- Clicar no sinal de + para anexar todos os documentos, depois clicar em “Avançar”;
- Selecionar a agência do INSS mais próxima e clicar em “Avançar”;
- Selecionar a agência bancária mais próxima e clicar em “Avançar”;
- Conferir todas as informações e, se estiverem corretas, clicar em “Declaro que li e concordo com as informações acima”, depois clicar em “avançar”.
Documentos necessários
Dessa forma, os documentos que precisam ser apresentados pelo segurado, são:
- Carteira de Trabalho e Previdëncia Social (CTPS);
- Documento de identificação (CPF);
- Número de Identificação do Trabalhador (NIT);
- Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT);
- Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT);
- Laudos trabalhistas expedidos por um médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho nos termos da legislação trabalhista;
- Laudos adicionais de insalubridade; e
- Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP);
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