Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como saber se o seu CPF está negativado e o que fazer para limpar?

Com a crise financeira que o Brasil passa atualmente, muitos brasileiros enfrentam dificuldades em ficar com as contas em dia. Alguns cidadãos acabam por não lembrar se as dívidas estão pagas, ou não têm condições de quitar as contas ou por conta de vazamento de dados, acabam tendo restrições no nome.

Dessa forma, muitos brasileiros buscam saber se o CPF está negativado pois estar inadimplente pode trazer vários problemas. A pessoa pode enfrentar dificuldades em conseguir empréstimo, financiar o imóvel e adquirir um cartão de crédito. Saiba como evitar essa situação!

É provável que você também goste:

Todos os negativados terão acesso ao novo empréstimo da Caixa?

40 milhões terão acesso ao microcrédito da Caixa que aprova até negativados

Ame Digital lança empréstimo com 5% de cashback e contempla até negativados

CPF negativo? Descubra como consultá-lo.

Existem vários meios gratuitos para checar se você está com CPF negativado.

  • Serasa: É possível verificar o seu CPF tanto pelo site da Serasa quanto pelo aplicativo da empresa. Se preferir, pode também ligar no número de telefone 0800 591 1222;
  • SPC Brasil: No site do SPC Brasil e aplicativo de mesmo nome é possível fazer a consulta de CPF;
  • Boa Vista SCPC: O site do Boa Vista SCPC e o aplicativo permitem a checagem de CPF;
  • Registrato: Pelo site do Registrato você pode fazer a checagem do seu CPF. Essa é uma plataforma criada pelo Banco Central, e pode ser acessada com o seu login gov.br.

Todas as opções mostram se existem pendências em seu nome, seja ela bancária ou comercial. A única diferença entre elas é o banco de dados utilizado.

O que fazer para limpar o nome? 

Se o seu nome está incluso em um cadastro de proteção de crédito, dificilmente você conseguirá crédito bancário. Para sair dessa situação, é necessário regularizar as dívidas.

Primeiramente, é preciso checar se a cobrança é devida. Se, ao consultar o seu CPF, aparece uma pendência que você não reconhece, é necessário entrar em contato com a empresa para solicitar a exclusão da dívida.

Isso geralmente ocorre com pessoas que tiveram seus dados vazados ou foram vítimas de um golpe digital. Os criminosos usam as informações da vítima em vários lugares, o que acaba deixando o CPF como inadimplente. Nesses casos, é recomendado também entrar em contato com órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.

Pode ser também que a dívida cobrada já esteja quitada. Nessa situação, é preciso comprovar o pagamento à empresa. Muitas vezes, enviar o comprovante de pagamento ou o extrato bancário já é o suficiente. Outra possibilidade é de que a dívida tenha sido prescrita, ou seja, ela já não precisa ser paga. 

Porém, se o valor cobrado for realmente devido, saiba que, de tempos em tempos, as empresas fazem eventos de negociação com desconto. A Serasa está neste momento com o Feirão Limpa Nome Emergencial.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com