Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como se aposentar com 65 anos no INSS?

Descubra como uma pessoa pode se aposentar com 65 anos conforme as regras do INSS. Saiba quais são as opções!

Para se aposentar, o trabalhador precisa cumprir uma série de exigências dependendo da regra que deseja usar. Uma delas é a idade mínima para conseguir o benefício. Sendo assim, quais são as opções que o INSS dispõe para uma pessoa com 65 anos? Confira nesta matéria.

Quando ouvimos que alguém quer se aposentar, imaginamos uma pessoa por volta dos 60 anos. Por isso, pode ser um pouco mais fácil para um trabalhador com 65 anos conseguir a aprovação do INSS para receber o seu dinheiro. Além disso, ele poderá escolher entre várias opções de aposentadoria.

Lembrando que, em algumas delas, a idade é apenas um dos requisitos. Isso porque o segurado também precisa apresentar o tempo de contribuição necessário para conseguir a aposentadoria. Então, é preciso avaliar cada caso individualmente antes de escolher a melhor forma de conseguir o benefício.

O que fazer para se aposentar com 65 anos de idade no INSS?

A principal forma de aposentar com 65 anos é através da Aposentadoria por Idade. Para esse modelo a autarquia exige uma idade mínima para homens e mulheres, que é de 65 e 62 anos, respectivamente. Além disso, ambos precisam ter, no mínimo, 15 anos de contribuição.

Veja também: Sinais de Internet no Brasil serão DESLIGADOS; entenda

Fachada de uma agência do INSS.
Imagem: SERGIO V S RANGEL / shutterstock.com

Outra forma de se aposentar com 65 anos é com as Aposentadorias por Tempo de Contribuição do INSS. Atualmente, a autarquia possui 3 regras diferentes para quem quer conseguir o benefício dessa maneira, como a Regra dos Pontos.

Nela, o segurado precisa somar uma pontuação mínima para se aposentar: homens, 100 pontos e mulheres, 90 pontos. A pontuação é a soma do tempo de contribuição com a idade, sendo o tempo de contribuição mínimo de 35 e 30 anos. Assim, um homem precisaria de 65 anos e a mulher 60 anos.

Pedágio

A Regra do Pedágio também é uma forma de se aposentar que as pessoas com 65 anos podem escolher no INSS. Por exemplo, as pessoas que, em 2019, faltavam até 2 anos para se aposentar precisam pagar um pedágio de 50%. Ou seja, se faltava 1 ano para a aposentadoria, o trabalhador deverá esperar 1 ano e 6 meses para entrar com o pedido.

No caso do Pedágio de 100%, é necessário ter 35 anos de contribuição e 60 de idade (homens) ou 30 anos de contribuição e 57 anos de idade (mulheres). Assim, se em 2019 faltavam 2 anos para se aposentar, a pessoa deverá trabalhar 4 anos. 

Imagem: SERGIO V S RANGEL / shutterstock.com