Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Como será o futuro do BNDES com o Lula na presidência?

Perto da posse, crescem as especulações sobre a nova gestão. Uma das decisões já firmadas por Lula é quanto ao comando do BNDES. Saiba mais

Hannah AragãoPor Hannah Aragão2 min de leitura
Fachada em relevo do BNDES

Nas últimas semanas, o governo de transição tem revelado novas informações sobre o funcionamento da nova gestão. Novos ministérios e nomes para comandá-los tiveram divulgação, além da decisão de Lula de apresentar o economista Aloizio Mercadante como o nome para comandar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

A decisão do presidente eleito de ter o nome do político de seu partido e economista no comando do BNDES chama a atenção do mercado financeiro.

BNDES em governos petistas

Historicamente, o banco foi parte importante das gestões anteriores do PT, com Lula e Dilma como presidentes. Hoje, em um momento diferente para a economia, existe a apreensão para como se dará a participação do BNDES no novo governo Lula.

Durante os governos Lula e Dilma, o banco estatal foi responsável por injetar dinheiro na economia nacional. A movimentação foi essencial para a contenção da crise econômica que o mundo viveu em 2008.

Com isso, empresas nacionais conseguiram, durante o período de crise no mercado internacional, se fortalecer no exterior.

A atuação do BNDES conduziu a economia nacional para a geração de empregos e aumento do consumidor brasileiro. Em 2013, o valor desembolsado pelo banco alcançou o recorde histórico de R$ 190 bilhões.

O que esperar da participação do banco estatal no novo governo?

Sem o PT à frente da presidência, a participação do BNDES diminuiu. No ano de 2021, o valor injetado pelo banco na economia foi de R$ 65 bilhões. O fato é que a economia mudou, o mundo vive uma nova crise gerada pelos impactos da pandemia da Covid-19 e da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

O mercado financeiro avalia, agora com receio, se a volta do governo petista e de seus métodos de impulsionar a economia seriam válidos para o atual momento econômico.

No dia 21, Aloizio Mercadante, nome de Lula para o comando do banco, falou sobre sua visão para o banco estatal neste momento vivido pela economia.

“Não vamos trazer o BNDES do passado, estamos construindo o BNDES do futuro. Não tem espaço fiscal no orçamento e temos de buscar novas fontes de financiamento”, disse Mercadante à imprensa, que afirmou ainda ter um projeto de um “novo BNDES”.

Imagem: Cavan-Images / shutterstock.com

Hannah Aragão

Autor

Hannah Aragão

Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Atualmente fazendo parte do Seu Crédito Digital, acumulo experiências como redatora de finanças, economia e futebol.

Topicos relacionados