Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira o comparativo de taxas de juros do financiamento imobiliário na Caixa e em outros bancos

A CAIXA Econômica Federal aumentou os juros cobrados para as linhas de crédito de financiamento imobiliário com recursos da poupança (Sistema Brasileiro de Poupanças e Empréstimos – SBPE), no dia 23 de novembro, antes mesmo do aumento da Selic subir para 10,75% ao ano.

Desde esse aumento, segundo a CAIXA, aconteceu também uma “adequação nas condições para a aplicação de redutores”, que são aplicados para diminuir as taxas cobradas em financiamentos de clientes que já são fidelizados, ou seja, que já possuem outros serviços na instituição.

Já os outros bancos, como de praxe, seguiram a CAIXA e elevaram as taxas em até 1 ponto percentual desde o fim de 2021. Com o aumento da Selic pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, a expectativa é de novos reajustes.

É provável que você também goste:

Caixa: qual a nova exigência para redução de juros no crédito imobiliário?

Entenda a polêmica sobre o suposto aumento de juros no crédito imobiliário da Caixa

Como ficaram as taxas cobradas pela CAIXA?

A linha tradicional indexada à taxa referencial (TR) passou a ser cobrada pela CAIXA de 8% ao a 8,99% ao ano mais TR. Em novembro de 2021, conforme divulgado pelo portal de notícias G1, as taxas eram a partir de 7,25% ao ano, mais TR.

Já na linha fixa, as taxas que eram cobradas em novembro a partir de 9,5% ao ano agora estão a partir de 9,75% ano.

Comparativo de juros cobrado pelos principais bancos para financiamento de imóveis

O portal de notícias G1 realizou um levantamento em fevereiro de 2022, junto a alguns bancos, das taxas de juros cobradas para financiamento imobiliário. Veja a tabela a seguir:

Banco Sistema Financeiro Habitacional (SFH) Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) – carta de crédito Limite do Financiamento
CAIXA (TR) a partir de 8% ao ano + TR a partir de 8% ao ano + TR até 80% do valor do imóvel
CAIXA (IPCA) a partir de 3,95% ao ano + IPCA a partir de 3,95% ao ano + IPCA até 80% do valor do imóvel
CAIXA (Fixa) a partir de 9,75% ao  ano a partir de 9,75% ao  ano até 80% do valor do imóvel
CAIXA (Poupança) a partir de 2,95% ao ano + índice de rendimento da poupança (varia com base na Selic) a partir de 2,95% ao ano + índice de rendimento da poupança (varia com base na Selic) até 80% do valor do imóvel
Banco do Brasil a partir de 7,99% ao ano + TR a partir de 7,99% ao ano + TR até 80% do valor do imóvel
Itaú Unibanco (TR) a partir de 9,1% ao ano + TR a partir de 9,1% ao ano + TR até 90% do valor do imóvel
Itaú Unibanco (Poupança) a partir de 2,99% ao ano + índice de rendimento da poupança (varia com base na Selic) a partir de 2,99% ao ano + índice de rendimento da poupança (varia com base na Selic) até 90% do valor do imóvel
Bradesco (TR) a partir de 9,50% ao ano + TR a partir de 9,50% ao ano + TR até 80% do valor do imóvel
Bradesco (Poupança) a partir de 2,99% ao ano + índice de rendimento da poupança (varia com base na Selic) a partir de 2,99% ao ano + índice de rendimento da poupança (varia com base na Selic) até 80% do valor do imóvel
Santander a partir de 9,99% ao ano + TR a partir de 9,99% ao ano + TR até 80% do valor do imóvel

Fonte: G1

A CAIXA afirmou que a linha de crédito vinculada à poupança segue com os juros a 8,99% ao ano. No entanto, serão aplicados redutores nos juros conforme o relacionamento do cliente com o banco.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Andrey_Popov / Shutterstock.com