Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Entenda a polêmica sobre o suposto aumento de juros no crédito imobiliário da Caixa

Na semana passada, depois de divulgar os resultados do financiamento imobiliário em 2021, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse que não haveria aumento nas taxas de juros cobradas pelo banco. Entretanto, a instituição elevará os juros da sua principal linha, a que é atrelada à TR. Abaixo, confira os detalhes.

É provável que você goste também

Caixa paga Auxílio Brasil e Auxílio Gás para novo grupo, veja o calendário completo

Financiamento imobiliário da Caixa cresce 21% em 2021

Como fazer o saque digital do FGTS sem sair de casa

Entenda a polêmica sobre o suposto aumento de juros no crédito imobiliário da Caixa

Em suma, a Caixa está avisando os agentes imobiliários que a taxa de juros subirá em fevereiro. Quando procurado, o banco disse que não se trata exatamente de um aumento nas taxas, mas sim de uma adequação nas condições para a aplicação de redutores.

De acordo com as informações de agentes de mercado, a menor taxa, que é cobrada de clientes que têm relacionamento com o banco, aumentará de 8,3% para 8,7% ao ano, mais TR. A taxa de tabela segue sendo de 8,99%. Já a Caixa afirma que não “não reajustou as taxas de juros do crédito imobiliário na modalidade TR, que se mantém em 8,99% desde novembro 2021”.

Além disso, a instituição explica que “haverá apenas adequação nas condições para aplicação de redutores, que poderão variar as taxas entre 8,0% e 8,80%, a depender do relacionamento do cliente com o banco”. Ademais, a definição de taxas de juros se baseia na análise da associação de fatores mercadológicos e conjunturais, dentro das regras prudenciais de definição das condições do crédito. E deve variar, conforme o perfil de relacionamento do cliente com o banco.

Assim, quanto maior o relacionamento do cliente com a Caixa, maior o redutor, e menor a taxa final de juros. “Cabe destacar que as variações dos redutores podem ocorrer a depender do comportamento do mercado, mas sempre buscando as melhores condições possíveis para os clientes. Assim, a Caixa continuará tendo as melhores taxas de juros do mercado para contratação do crédito imobiliário”, diz o banco.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: refapress / Shutterstock.com