Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Compra não reconhecida no cartão do Itaú: saiba como recorrer

Se deparou com uma compra suspeita no cartão do Itaú? Saiba o passo a passo para contestar a compra pelo app.

Você olha a fatura do seu cartão de crédito Itaú e, de repente, se depara com uma compra que não reconhece. Calma, não é hora de pânico, e sim de ação! Para isso, o Itaú possui uma solução rápida e eficaz para esses casos.

O Itaú oferece um recurso de contestação para quando você identifica uma compra que não fez ou enfrenta problemas com algo que adquiriu, como um serviço que não atendeu às expectativas, um item defeituoso ou um serviço que não foi fornecido. Neste artigo, você vai descobrir como proceder em tal situação.

Veja também: Empréstimo com PIX? Cliente poderão parcelar com esta modalidade em 2024; confira

Como contestar uma compra no Itaú?

Imagem de uma mão segurando um celular com a tela na logo do Itaú. Ao lado, uma placa com o símbolo da exclamação, sinalizando alerta, adicionado via edição
Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Se você tem o aplicativo Itaú Cartões (Android e iOS), a solução pode estar na palma da sua mão:

  1. Acesse o app e faça login com seus dados;
  2. Na aba “serviços”, procure por “contestar compra” e identifique a transação em questão;
  3. Clique em “reportar problema” e indique o motivo da sua contestação;
  4. Forneça as informações solicitadas e siga as instruções apresentadas.

Mas, se você utiliza o app Itaú (Android e iOS), o processo é igualmente simples:

  1. Acesse sua conta fornecendo agência, conta corrente e senha eletrônica;
  2. Vá em “produtos”, depois em “cartões”;
  3. Selecione “contestar compras”, identifique a transação e clique em “reportar problema”;
  4. Especifique o motivo da contestação, forneça os detalhes necessários e siga as instruções.

O que esperar após a contestação?

Uma vez que você concluiu a contestação, o banco irá analisar a situação. Em alguns casos, o Itaú faz um estorno provisório, aliviando seu orçamento enquanto banco avalia o caso. Além disso, o processo de análise pode levar em média 45 dias, mas, em situações mais complexas, pode se estender por até 120 dias.

Durante esse período, é importante ficar atento a possíveis contatos do banco. Se for necessário fornecer mais informações ou documentos para embasar sua contestação, o Itaú enviará um SMS em até 2 dias úteis com um link onde você poderá anexar a documentação necessária.

Ao final do processo, caso seja comprovado que a transação foi legítima, o valor será lançado novamente em sua fatura. Importante lembrar que, em caso de compras não reconhecidas, o Itaú jamais solicitará informações sensíveis, como senha ou CVV, via SMS, e-mail ou WhatsApp. Mantenha-se informado e seguro, sempre seguindo os procedimentos oficiais do banco.

Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital