Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Comprovantes para o Imposto de Renda serão enviados até dia 28

No dia 28 de fevereiro encerra o prazo das empresas e das instituições financeiras para enviar aos contribuintes os comprovantes de rendimentos referentes a 2021. Em suma, os informes servem para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda (IR) Pessoa Física 2022. O prazo de entrega deve começar no dia 02 de março.

É provável que você também goste:

INSS: aposentados já podem consultar informe de rendimentos para o Imposto de Renda

Imposto de Renda 2022 vai gerar prejuízo alto para quem ganha até R$ 6 mil

Comprovantes para o Imposto de Renda serão enviados até dia 28

Em suma, a Receita Federal deve divulgar o calendário de entrega da declaração deste ano nos próximos dias. Geralmente, o prazo da declaração começa no primeiro dia útil de março e vai até o final de abril. No entanto, vale lembrar que, por conta da pandemia, a Receita estendeu o prazo final de entrega nos últimos anos.

Com relação aos comprovantes de rendimentos, os dados não devem ser enviados pelos Correios. As empresas e as instituições financeiras devem mandar as informações via e-mail, bem como divulgar links. Ou ainda, elas podem fazer a divulgação em aplicativos para dispositivos móveis. Os documentos de rendimento servem para a Receita Federal cruzar dados e ver se o contribuinte preencheu as informações incorretamente ou sonegou o Imposto de Renda.

Os documentos emitidos pelos empregadores devem ter os valores recebidos pelos contribuintes no ano anterior. Além disso, devem detalhar os valores descontados para a Previdência Social e o Imposto de Renda recolhido na fonte. Ademais, é necessário informar as contribuições para a Previdência Complementar da empresa e os aportes para o plano de saúde coletivo, se existirem.

Por fim, se a pessoa não receber os informes no prazo, o contribuinte do Imposto de Renda deve buscar o setor de recursos humanos da empresa ou o gerente da instituição. Se o atraso permanecer, é possível acionar a Receita Federal. Em caso de erros ou de divergência de dados, é preciso pedir um novo documento.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com