Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: aposentados já podem consultar informe de rendimentos para o Imposto de Renda

Declaração do Imposto de Renda tem previsão de começar em março.

O informe de rendimentos para realizar a declaração do Imposto de Renda já está disponível aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Aqueles que tiveram rendimentos tributáveis de pelo menos R$ 28.559,70 em 2021 devem prestar contas à Receita Federal.

Para realizar a consulta é necessário acessar o site ou aplicativo do Meu INSS. Para o acesso, é preciso ter senha vinculada à plataforma gov.br. 

É provável que você também goste:

Afinal, quem tem direito ao abono extra do INSS?

INSS: 14º salário vai ser liberado em março?

INSS vai pagar revisão do artigo 29 em maio; saiba como consultar

Como consultar o informe de rendimentos do INSS?

Outra forma de realizar o acesso sem precisar de senha é através do site www.extratoir.inss.gov.br, seguindo os passos indicados:

  • Informar os dados a seguir: número do benefício, data de nascimento, nome completo, número do CPF;
  • Clicar em “Sou humano”;
  • Clicar em “Consulta”;
  • Na parte de cima deverá constar “Ano calendário 2021”;
  • Se quiser salvar em .pdf ou imprimir o documento, clique em “Imprimir”.

Para consultar o informe de rendimentos pelo aplicativo ou site Meu INSS, basta seguir as instruções abaixo:

  • Acessar o site ou aplicativo (disponível para Android e iOS) Meu INSS;
  • Clicar em “Entrar com gov.br”;
  • Informar o CPF e clicar em “Continuar”;
  • Na página seguinte, digitar a senha e clicar em “Entrar”;
  • Em “Outros serviços”, clicar em “+ Ver mais”;
  • Onde há um leão azul, clicar em “Extrato do Imposto de Renda”;
  • O “ano calendário” deverá ser 2021;
  • Clicar no número de benefício e abrir o documento;
  • Os valores necessários para declarar estarão na linha “3 – Rendimentos Tributáveis, Deduções e Imposto Retido na Fonte” ou na linha “4 – Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”​;
  • Clique em “Baixar PDF” para salvar o documento no celular ou no computador.

Não é necessário o comparecimento a uma agência do INSS para solicitar o informe de rendimentos ou extrato, já que o documento pode ser acessado pela internet. Outra alternativa é solicitar o documento no banco onde o segurado recebe o benefício do INSS.

Neste ano de 2022, há também uma outra possibilidade de solicitar o extrato, que é o chat humanizado da Helô, que estará disponível a partir de 22 de fevereiro. Para acessar esse novo serviço, basta confirmar os dados pessoais com o atendente do chat.

É preciso estar atento aos prazos de envio da declaração do Imposto de Renda, pois geralmente vão do início de março ao final de abril. Entretanto, as regras e o cronograma de envio dos documentos para 2022 ainda serão divulgados pela Receita Federal.

Quais dependentes posso declarar no Imposto de Renda?

O segurado do INSS deve utilizar o informe de rendimentos também para declarar filhos e netos como dependentes. Para isso, é necessário informar os rendimentos recebidos pelos dependentes e também bens e direitos que possua, como aplicações financeiras e conta corrente.

O software do Imposto de Renda realiza uma simulação para ver se vale a pena ou não incluir dependentes com renda, afinal isso pode aumentar o imposto a pagar ou aumentar o valor da restituição. Caso o titular inclua o dependente, mas não declare sua renda, ele pode cair na malha-fina.

Há isenção de imposto para aposentados a partir de 65 anos, a contar de seu mês de aniversário. Assim sendo, caso o segurado seja verdadeiramente dependente do titular, vale a pena incluí-lo na declaração.

Filhos ou enteados que tenham até 21 anos ou até 24 anos (cursando ensino superior ou escola técnica de segundo grau) podem ser declarados dependentes. Caso tenha incapacidade física ou mental para exercer atividade remunerada, não há limite de idade.

Também é possível declarar cônjuge ou companheiro com quem viva há menos cinco anos ou tenha filho. Para saber se é mais vantajoso o casal fazer a declaração junto ou separado, o contribuinte pode efetuar um teste no programa do Imposto de Renda: incluir como dependente o companheiro, incluir sua renda e verificar o valor da restituição ou do imposto a pagar com essa possibilidade.

Também podem ser incluídos como dependentes irmão, neto ou bisneto de até 21 anos e, quando comprovada incapacidade física ou mental para exercer atividade remunerada, não há limite de idade. 24 anos é a idade-limite caso esteja cursando ensino superior ou escola técnica de segundo grau, mas é necessário possuir a guarda judicial.

Se pais, avós ou bisavós receberam em 2020 rendimentos, tributáveis ou não, de até R$ 22.847,76, podem ser declarados como dependentes e devem ter a renda recebida declarada também.

O que mais declarar à Receita Federal?

O segurado do INSS não pode esquecer de declarar outros rendimentos à Receita Federal, como aluguéis recebidos e pensão acumulada com a aposentadoria, pois são rendimentos tributáveis. 

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que é sacado pelo segurado ao se aposentar e a renda recebida a partir de 65 anos são rendimentos isentos também deve ser declarado.

Por fim, o programa do Imposto de Renda 2022 ainda não foi disponibilizado e, quando for liberado, o contribuinte poderá preencher a declaração no celular, computador ou tablet.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com