Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Concurso Unificado: segurança será reforçada com coleta de digitais, exame de escrita e integração entre órgãos

Saiba mais informações sobre quais são as medidas adicionais de segurança adotadas no Concurso Unificado em maio!

No próximo dia 5 de maio, haverá uma extensa operação de segurança para a realização do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável pela organização, implementou medidas rigorosas para assegurar a integridade do processo seletivo.

Dessa forma, o esforço busca eliminar qualquer possibilidade de fraude durante as provas, que ocorrerão simultaneamente em 228 cidades. Continue a leitura para mais informações!

Quais são as medidas de segurança para o Concurso Unificado?

Pessoas sentadas em sala de aula fazendo a prova de concurso
Imagem: AimPix / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Para garantir a lisura durante a aplicação das provas, haverá uma série de protocolos rigorosos. Entre as principais medidas, está a proibição para os candidatos de retirarem os cadernos de questões das salas de prova. A segurança terá o reforço de agentes da Polícia Federal e da Agência Brasileira de Inteligência.

Além das medidas já mencionadas, o Concurso Unificado contará com uma averiguação minuciosa da identidade dos examinandos. Todos os participantes serão submetidos a exame grafológico e coleta de digitais no momento da realização das provas. Esta etapa é crucial para assegurar que a pessoa que realiza o exame seja a mesma que ocupará o cargo em caso de aprovação.

Como funcionará o dia da prova?

No dia determinado, os portões abrirão às 7h30 para o turno matutino e às 13h para o turno vespertino, seguindo o horário de Brasília. Durante a manhã, candidatos de nível superior responderão a questões objetivas e uma dissertativa, enquanto os de nível médio enfrentarão questões objetivas e uma redação. No período da tarde, a prova terá foco em conhecimentos específicos para todos os níveis.

Os locais de prova do Concurso Unificado contarão com detectores de metais e equipamentos capazes de identificar a utilização de pontos eletrônicos, visando barrar qualquer tentativa de comunicação ilícita entre os candidatos. Além disso, os participantes deverão desligar seus dispositivos eletrônicos, incluindo celulares, que serão selados em embalagens fornecidas pelos fiscais até o término do exame.

Veja também:

Família sai sem pagar de restaurante e dá prejuízo de R$ 2 mil

Por fim, vale destacar que, com 6.640 vagas disponíveis em diversos órgãos públicos, o Concurso Unificado oferece oportunidades para candidatos de níveis médio e superior.

Imagem: AimPix / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital