Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira algumas dicas para evitar dor de cabeça nessa Black Friday

Nesta sexta-feira (24), acontece a Black Friday; confira as principais dicas para não ter dor de cabeça no evento comercial!

Nesta sexta-feira (24), acontece o evento mais aguardado do setor varejista, a Black Friday, que promete dar descontos especiais aos consumidores. Dessa forma, de acordo com o estudo original “A Black além da Black” da Spark, com base nos dados da MindMiners, 45% dos consumidores pretendem fazer suas compras em lojas online.

Além disso, 18% dos brasileiros pretendem fazer suas compras da Black Friday em lojas físicas. No entanto, 37% afirmam que não têm preferência, pois essa decisão depende de boas promoções e da categoria do produto.

Diante disso, a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) deu dicas importantes para fugir de golpes e fraudes nas compras online e não ter dor de cabeça na Black Friday.

Dicas para fugir de golpes e fraudes na Black Friday

Imagem de um computador com a tela escrito "black friday" e em cima do teclado um mini carrinho de compras com um pacote de presente dentro.
Imagem: New Africa / Shutterstock.com

Confira algumas dicas da Abecs e evite dor de cabeça nesta Black Friday:

Planejamento

A principal dica é se planejar para realizar suas compras na Black Friday, conferindo o preço do produto que deseja adquirir antecipadamente. Assim, é bom desconfiar de promoções e ofertas que sejam muito escandalosas, com descontos fora do comum, pois podem ser golpe.

Veja também: Pagamento por PIX FIADO? Nubank libera comprar e pagar só depois; saiba como fazer

Wi-Fi

As redes Wi-Fi públicas não possuem nenhum tipo de mecanismo de segurança. Dessa forma, esse tipo de conexão deve ser evitado, mas, se essa for a única opção, o usuário não deve acessar apps e sites de banco nem mesmo páginas que precisam de senha.

Reputação da loja online

Na Black Friday, antes de realizar a compra em alguma loja online, o consumidor deve verificar se há o cadeado que fica do lado esquerdo do endereço da página. Esse ícone garante que o site cumpre os protocolos de segurança necessários.

Além disso, vale a pena procurar informações sobre a loja em sites de reclamações, como o Reclame AQUI.

Confirmação de transações

Para ter controle total do uso de seu cartão de crédito ou débito em tempo real, o consumidor deve entrar em contato com o emissor para ativar o recebimento de confirmação de transações com cartão via SMS ou push.

Contestação de compra

O cartão de crédito oferece uma vantagem exclusiva, que é a contestação de uma compra não reconhecida ou que não foi entregue pela loja. Para isso, o consumidor deve entrar em contato com o emissor que irá analisar o caso e pode cancelar a transação ou estornar o valor pago.

Não clique em promoções e ofertas recebidas via WhatsApp, e-mail ou outros canais de comunicação, antes de checar a veracidade. Dessa forma, como dito anteriormente, verifique sempre se a loja possui cadeado de autenticidade. Além disso, verifique se o e-mail foi enviado por um endereço corporativo.

Imagem: Feelimage / Shutterstock.com