Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira como bloquear chamadas falsas por meio do app do Nubank

Para combater a chamadas telefônicas falsas, o próprio Nubank criou uma ferramenta chamada “Alô Protegido”. Confira!

Usuários do Nubank, e até mesmo aqueles que não possuem conta na instituição, vêm sendo alvos constantes de ligações fraudulentas provenientes de falsas centrais de atendimento. Assim, destinadas a aplicar golpes financeiros, essas chamadas buscam obter informações e vantagens financeiras indevidas. 

Dessa forma, para combater essa prática, o próprio Nubank criou uma ferramenta chamada “Alô Protegido”. Assim, a funcionalidade tem como objetivo identificar e bloquear as chamadas fraudulentas, antes que os telefones dos usuários possam sequer tocar. Veja mais detalhes!

“Alô Protegido” do Nubank

De acordo com o Nubank, a funcionalidade “Alô Protegido”, cujo lançamento ocorreu em 2023, cria uma barreira automática contra números telefônicos suspeitos. Comumente, os criminosos utilizam o número de telefone do próprio banco para disfarçar a origem da chamada fraudulenta. 

Veja também:

Renda extra: como criar uma segunda ocupação e melhorar suas finanças?

Dessa forma, o recurso “Alô Protegido” está disponível no aplicativo do banco e pode ser ativado pelo usuário. Confira o passo a passo:

  • Acessar o aplicativo do Nubank (disponível para Android e iOS);
  • Clicar no ícone de perfil, localizado no canto superior esquerdo da tela;
  • Acessar o menu “Segurança”;
  • Selecionar em “Alô Protegido”;
  • Clicar no botão de ativação;
  • Clicar em “Permitir” para autorizar o gerenciamento de chamadas pelo aplicativo do Nubank;
  • Por fim, confirmar o seu número de telefone para validar a proteção.
Pessoa segurando celular com app Nubank aberto. Teclado de notebook ao fundo
Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com

Orientações do Banco Central para evitar golpes

Contudo, apesar das medidas adotadas pelo Nubank, o Banco Central sugere algumas orientações adicionais para evitar cair em golpes:

  • Desconfiar de ligações de pessoas que se apresentam como funcionário do seu banco e solicitam que você acesse o aplicativo no seu dispositivo e execute procedimentos de segurança;
  • Não responder e-mails ou clicar em links e documentos. Pois, eles são meios pelos quais golpistas conseguem invadir dispositivos eletrônicos e realizar transações fraudulentas;
  • Se receber uma ligação suspeita, não realizar nenhum procedimento. Entre em contato diretamente com seu gerente ou canais oficiais do seu banco para confirmar a informação.

Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com