Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira como participar do mutirão do Bolsa Família nesta semana

O mutirão que acontece nesta semana tem o intuito de minimizar realizar novos cadastros e diminuir os bloqueios no Bolsa Família. Confira!

Nesta quinta (22) e sexta-feira (23), acontece o mutirão do Bolsa Família organizado pela Prefeitura de Macaé, no Rio de Janeiro. Assim, esse será o primeiro de muitos mutirões que ocorrerão na cidade ao longo de 2024, com o intuito de minimizar realizar novos cadastros e diminuir os bloqueios no programa social entre os beneficiários do município.

Dessa forma, a iniciativa, comandada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, terá início na Associação de Moradores do Bairro Bosque Azul. Sabrina Nunes, secretária de Desenvolvimento Social, afirmou ao EXTRA que a medida busca diminuir os reflexos da pandemia e promover um acesso mais amplo ao benefício.

Estratégias para ampliar o acesso ao Bolsa Família

Sabrina explicou ao EXTRA que o formato de mutirões teve início em 2023. Assim, o primeiro evento, realizado na Praça Veríssimo de Mello, que aconteceu em setembro, atendeu mais de duas mil pessoas. Dessa forma, a secretária considera a iniciativa importante para ampliar o acesso ao Bolsa Família.

Portanto, a ideia é levar o serviço a todos os bairros de Macaé, atendendo um número maior de potenciais beneficiários. Dessa forma, além do Bosque Azul, outros bairros de Macaé também terão mutirões para facilitar o acesso ao Bolsa Família. 

Veja também:

Já comeu? McDonald’s é notificado pelo Procon devido à falta do McFish

Dentre eles estão Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Visconde, CRAS Lagomar, CRAS Aroeira e CRAS Barra. Assim, essas ações ocorrerão entre os dias 26 de fevereiro e 2 de abril.

Mão segurando novo cartão para antecipação Bolsa Família
Imagem: Divulgação / Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Quem tem direito ao benefício

Por fim, é importante estar atento aos requisitos para integrar o Bolsa Família e passar a receber pelo menos R$ 600 por mês. Confira:

  • Estar com a inscrição atualizada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Ter renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa.

Além disso, para não ter o benefício bloqueado, aqueles que já recebem o Bolsa Família devem cumprir algumas condicionalidades, clique aqui e confira.

Imagem: Divulgação / Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome