Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

3 benefícios do INSS que os segurados desconhecem

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um dos órgãos públicos mais complexos do Brasil. Por ter relação com leis trabalhistas, sociais e da previdência, muitas das suas funções ficam ocultas no emaranhado da legislação.

Por conta dessa complexidade, muitos brasileiros não conhecem os benefícios que poderiam receber em algumas situações.

Veja, a seguir, quais são eles!

Adicional de 25% na aposentadoria por invalidez

Benefício para pessoas que recebem a aposentadoria por invalidez e se encontram permanentemente incapazes de trabalhar e até exercer as tarefas mais básicas do cotidiano como comer, tomar banho e caminhar.

Por necessitar de ajuda em tempo integral, os 25% a mais no benefício é um adicional para bancar o custo de um cuidador.

Essa pessoa não precisa ser um profissional da saúde ou algo do tipo, um membro da família como filho, irmão, tia, dentre outros que ficará responsável pelos cuidados já concede o direito ao segurado.

Salário-maternidade por motivo de adoção ou aborto

Esse benefício pode ser concedido em situações diferentes do que a maioria conhece. Normalmente ele é solicitado por mulheres, seguradas do INSS, que dão a luz ao filho. Porém, o benefício também pode ser pedido em caso de adoção e aborto.

No caso de adoção, será necessário apresentar a documentação que comprove o fato. Já no aborto, o mesmo diz respeito ao aborto legal, ou seja, situações de estupro, ou quando existe risco para a vida da mãe. Nessa situação, a mulher deve apresentar o atestado médico.

Auxílio-doença por cirurgia plástica

De acordo com a Constituição Federal, o INSS deve se comprometer com a concessão de benefícios em situações onde o segurado se encontre temporariamente incapaz de trabalhar.

Por conta disso, caso a pessoa realize uma cirurgia plástica mais agressiva, em que é necessário um repouso maior do que 15 dias, o trabalhador pode pedir o Auxílio-doença.

Mas, tem algumas regras que o trabalhador precisa cumprir para receber o benefício:

  • Ter a incapacidade temporária para o trabalho comprovada por meio de laudos, consultas, dados médicos;
  • Ter realizado no mínimo 12 contribuições ao INSS antes de fazer a cirurgia;
  • Ser segurado do INSS.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Rido / shutterstock.com