Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conheça a nova medida que favorece beneficiários do BPC e Bolsa Família

Mais de 25 milhões de famílias que integram o BPC e o Bolsa Família serão beneficiadas com ESTA medida do governo federal. Confira!

No dia 28 de setembro, o governo federal publicou uma medida no Diário Oficial da União (DOU), facilitando o acesso de mais de 26,5 milhões de famílias ao Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Dessa forma, cerca de 21,1 milhões de beneficiários do Bolsa Família e 5,4 milhões de pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) terão acesso gratuito ao programa habitacional.

Segundo o Ministério das Cidades, a medida é válida para contratos nas modalidades subsidiadas com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) e Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Veja mais detalhes!

Isenção para beneficiários do BPC e Bolsa Família

Anteriormente, a regra para a faixa 1 do Minha Casa, Minha Casa, era direcionada a famílias com renda mensal bruta até R$ 2.640,00, que precisavam pagar um percentual do valor do imóvel financiado, sendo que o subsídio era de até 95%. Contudo, com a nova portaria, a Caixa Econômica Federal deverá publicar novas regras em até 30 dias.

Assim, de acordo com o Ministério das Cidades, os contratos que já foram firmados e que estiverem dentro das regras de isenção do MCMV não serão mais cobrados. João Adolfo de Souza, proprietário da João Financeira, afirmou ao portal Terra que a medida favorece principalmente aos idosos que vivem em estado de pobreza ou extrema pobreza, o que é muito bom.

Casas com telhado laranja e uma mão com notas de R$ 100
Imagem: Rafapress e Sidney de Almeida / Shutterstock – Edição: SeuCréditoDigital

Déficit habitacional

De acordo com o Censo QuintoAndar de Moradia, realizado em parceria com o Datafolha, em outubro de 2022, em média, 27% das famílias brasileiras moram em casas de aluguel. Além disso, 3% moram em um imóvel emprestado.

Veja também:

Caixa faz grande comunicado aos brasileiros neste início de novembro

Diante disso, em fevereiro deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retomou o Minha Casa Minha Vida, já entregando 2.745 unidades habitacionais. Assim, o programa habitacional tem a meta de contratar 2 milhões de moradias até 2026.

Imagem: Rafapress e Sidney de Almeida / Shutterstock – Edição: SeuCréditoDigital