Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conheça o grupo de 250 super-ricos que querem pagar mais impostos

Grupo de super-ricos assina carta direcionada à elite política mundial solicitando o pagamento de mais impostos. Entenda!

Na última quarta-feira (17), um grupo de mais de 250 super-ricos, envolvendo milionários e bilionários, divulgou uma carta para a elite política global. No momento, eles estão reunidos no Fórum Econômico Mundial de Davos.

A proposta dessas pessoas é a implementação de um aumento dos impostos sobre as fortunas. Logo, essa é uma medida que visa combater as desigualdades e proporcionar melhorias nos serviços públicos para as populações em todo o mundo. Continue a leitura!

Quem são os super-ricos que querem pagar mais impostos?

Miniaturas de empresários sentados em pilhas de moedas com tamanhos diferentes, conceito de desigualdade financeira.
Imagem: Khongtham / shutterstock.com

Entre os signatários da carta, estão pessoas de 17 países. Destacam-se entre os super-ricos a herdeira do império Disney, Abigail Disney; o ator e roteirista Simon Pegg; Valerie Rockefeller, herdeira da dinastia de sua família; Ise Bosch, neta do industrial alemão Robert Bosch; e o músico e compositor Brian Eno. Outro notável signatário é o ator Brian Cox, da série Succession.

Ademais, há apenas um brasileiro que assina o documento. Trata-se de João Paulo Pacifico, fundador do grupo de investimentos Gaia, que atualmente direciona investimentos para projetos sociais e colabora com as cooperativas do Movimento dos Sem Terra (MST).

Em um trecho da carta, intitulada Proud to pay (“Orgulhosos em pagar”), os super-ricos argumentam que a taxação não alterará seu padrão de vida. Assim, essa seria uma forma de transformar uma “riqueza extrema e improdutiva em investimento em nosso futuro democrático comum”.

Pesquisa revela opinião do grupo sobre a taxação

Um estudo conduzido recentemente pela organização de pesquisa Survation, solicitado pelo grupo Patriotic Millionaires, dos Estados Unidos, revela que a maioria dos ricos do mundo apoia a criação de uma taxa sobre fortunas para combater as desigualdades socioeconômicas.

Veja também:

IPVA atrasado: até quando motoristas podem andar com o imposto atrasado?

Dessa forma, entre os entrevistados, constituídos por pessoas que possuem mais de um milhão de dólares em bens de investimentos (excluindo suas próprias moradias), 58% apoiaram a ideia do imposto sobre fortunas.

Imagem: Khongtham / shutterstock.com