Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como consultar todas as dívidas no seu CPF por meio do REGISTRATO do Banco Central

Confira seu histórico de contas ativas e inativas, dívidas, financiamentos e empréstimos relacionados ao CPF ou CNPJ

0

Você já ouviu falar no Registrato? Mesmo pouco conhecido pelos consumidores, esse é um documento bem útil e que pode ser gerado gratuitamente pelo Banco Central. A partir dele, é possível qualquer usuário consultar o histórico de contas ativas e inativas, dívidas, financiamentos e empréstimos relacionados ao CPF ou CNPJ.

Dessa forma, o Registrato pode ser consultado por meio de computador, de forma simples e prática. Porém, para usar o sistema, é necessário possuir conta no Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú, Santander, Sicoob ou Sicredi. Assim, é possível ativar o serviço e depois realizar a consulta. A seguir, confira como entrar no Registrato e consultar contas e dívidas no seu CPF ou CNPJ.

É provável que você também goste:

Para os pais: como impedir compras no Roblox

Mulher cai no golpe do WhatsApp e perde R$ 600.

Governo estuda pagar auxílio de R$ 200 para quem ganha Bolsa Família.

Saiba como ativar o Registrato

É primeiro momento, como explicamos, é preciso fazer seu cadastro na ferramenta. Para isso, o usuário pode optar por fazer pelo aplicativo do banco, internet banking ou certificado digital.  No caso do internet banking, por exemplo, é enviada uma frase de segurança para registro no banco que o usuário utiliza.

Já em outras formas de cadastro, há a possibilidade de envio de carta ou pessoalmente, mas ambas formas estão suspensas por conta da pandemia. Por fim, o usuário também pode se cadastrar pelo aplicativo do banco, seguindo o passo a passo a seguir, de acordo com a sua instituição financeira:

  • Banco do Brasil: “Menu” > “Serviços” > “Registrato”;
  • Bradesco: “Registrato”;
  • Caixa Econômica: “Senhas e Configurações” > “Registrato Banco Central”;
  • Itaú: “Serviços” > “Registrato Banco Central”;
  • Santander: “Menu” > “Santander On” > “Meu Momento” > “BACEN Auto Credenciamento Registrato”;
  • Sicoob: “Serviços” > “Registrato Banco Central”;
  • Sicredi: “Sicredi X” > “Registrato”;

Passo a passo para realizar seu cadastro

Depois do primeiro passo dado, de acordo com o seu banco, e finalizar o processo, você receberá uma senha. Anote-a e vá para o site do Banco Central (no caso, o aplicativo abriu diretamente a página). Em seguida, informe os dados no site do BANCE e clique em “Concluir o cadastramento”. E pronto, o seu registro no Registrato estará finalizado. Agora, é só clicar em “Acessar Registrato”.

Acessando o serviço, é pissível consultar seu CPF e CNPJ e tirar todas as suas dúvidas sobre dívidas e similares. Para isso, basta abrir o site do Banco Central, inserir seus dados e clicar em “Entrar”. Assim, abrirá a tela de “Solicitação de Relatórios”, onde é possível consultar suas chaves PIX, endividamentos, relacionamentos financeiros e operações de câmbio. Vá em “Meus endividamentos” e clique em consultar.

Agora é só colocar o período e tipo de relatório desejado, e clicar em “Gerar relatório”. Pronto! Ele sai na hora, e pode ser visto no site, salvo em PDF ou até mesmo enviado para o seu e-mail cadastrado. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece na economia do país e outros benefícios?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Brenda Rocha – Blossom/shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...