Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Consulte agora se você está no 1º lote da restituição do Imposto de Renda

Verifique se você está no 1º lote da restituição do Imposto de Renda e garanta seu reembolso.

Com o prazo final para a entrega das declarações do Imposto de Renda de 2024 se aproximando, os contribuintes brasileiros estão focados em cumprir este importante compromisso fiscal. Marcado para 31 de maio, este prazo é crucial para evitar multas e garantir uma possível inclusão nos primeiros lotes de restituição.

A espera pela restituição do IR é um momento de expectativa para muitos contribuintes. Com a proximidade da liberação dos lotes, a ansiedade para verificar se seu nome está entre os contemplados só aumenta. Neste texto, exploraremos como realizar essa consulta.

Quais são os critérios para a priorização no recebimento da restituição?

Celular com app do Imposto de Renda aberto na tela, ao lado dele tem uma calculadora e uma caneta
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

O processo de restituição do Imposto de Renda é uma forma de o governo federal devolver ao contribuinte a diferença entre o imposto devido e o valor já pago antecipadamente. Alguns grupos de contribuintes têm prioridade no recebimento, o que inclui:

  • Contribuintes maiores de 80 anos;
  • Contribuintes acima de 60 anos, ou com deficiência ou enfermidades graves;
  • Professores cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Pessoas que entregaram a declaração no modelo pré-preenchido ou que optaram pelo recebimento via Pix.

Como verificar sua restituição e organizar-se para os prazos?

À medida que o prazo final de entrega se aproxima, é essencial saber como consultar sua situação junto à Receita Federal. Para isso, acesse o site oficial do órgão e preencha os campos com o CPF, data de nascimento e o ano da declaração.

Veja também:

INSS divulga novas regras para aposentadoria especial; veja quem pode solicitar

Assim, essa consulta pode ajudar a planejar suas finanças, sabendo se você está elegível para receber a restituição e em qual lote ela será efetuada.

Entenda o Calendário de Restituição do IR 2024

O calendário de restituição é dividido em lotes distribuídos ao longo do ano. Para o ano de 2024, os lotes serão pagos nas seguintes datas:

  1. Primeiro lote: 31 de maio;
  2. Segundo lote: 28 de junho;
  3. Terceiro lote: 31 de julho;
  4. Quarto lote: 30 de agosto;
  5. Quinto lote: 30 de setembro.

Vale ressaltar que enviar a declaração do Imposto de Renda o quanto antes aumenta significativamente as chances do contribuinte ser incluído nos primeiros lotes de restituição, garantindo assim uma possível antecipação do retorno financeiro.

Imagem: Leonidas Santana / shutterstock.com