Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conta de luz cara? Veja como conseguir desconto de 65%

A conta de luz está custando muito para o bolso de alguns brasileiros, mas este grupo pode ter um desconto de 65%

A conta de luz tem sido um peso na vida de muitos brasileiros. No entanto, muitos podem conseguir descontos na tarifa e não sabem. A subclasse Residencial Baixa Renda oferece vantagens significativas para os consumidores.

Isso inclui, por exemplo, a isenção do custeio do Proinfa e do CDE, que são respectivamente Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica e Conta de Desenvolvimento Energético. Em outras palavras, isso significa que não há necessidade de colaborar financeiramente para esses recursos.

Além do mais, outros descontos são aplicados de forma cumulativa no restante da conta de luz. Isso varia conforme a parcela de consumo mensal de energia elétrica. Em alguns casos, inclusive, a conta de luz pode ser totalmente isenta, em outros, a redução pode chegar a 65%.

Quem pode receber desconto na conta de luz?

Na imagem, mão segurando uma lâmpada perto de uma conta de luz e uma calculadora.

Famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo nacional podem receber até 65% de desconto na conta de luz. Isso acontece através do Para ser beneficiado com a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).

Além disso, idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) também recebem a redução. Ademais, se a família registrada no CadÚnico receber até 3 salários mínimos (R$ 4.236) também poderá se beneficiar.

No entanto, para rendas como a citada, o programa só concederá o desconto na conta de luz se uma pessoa doente ou com deficiência residir no local. Sendo assim, seu respectivo tratamento deve exigir o uso contínuo de dispositivos conectados à energia elétrica.

Quando o desconto na tarifa de luz chega a 100%?

No caso citado anteriormente, todos os grupos podem receber o desconto máximo de 65% na conta de luz; essa redução será para consumos entre 0 e 20 KWh. Já para consumos entre 21 e 100 KWh, a redução será de 40%. Além disso, haverá o desconto de 10% se o consumo for entre 101 e 200 KWh.

Veja também:

Afinal, o que é Tesouro IPCA e como funciona? Confira antes de investir

As famílias indígenas e quilombolas cadastradas no Cadastro Único e que atendem aos requisitos necessários têm direito a 100% de desconto até o limite de consumo de 50 kWh/mês (quilowatts-hora por mês). Após esse limite, são aplicados os descontos da tabela de classificação a seguir, de acordo com o consumo:

  • De 0 e 50 KWh – 100%;
  • De 51 a 100 KWh – 40%;
  • De 101 a 220 KWh – 10%.

Imagem: Renata Photography / shutterstock.com