Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Contestar uma compra no cartão de crédito: entenda como funciona

A contestação de uma compra ocorre quando o cliente entra em contato com o emissor do cartão de crédito, querendo cancelar a transação feita.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Contestar uma compra no cartão de crédito é um processo que auxilia os clientes que possuem problemas em transações que foram feitas no cartão. Em suma, a operadora do cartão abre uma disputa com o estabelecimento, para que o cliente ganhe de volta o valor pago, já que a loja não cumpriu o combinado.

Quando a disputa é aberta, a operadora disponibiliza provas de que ocorreu algum problema com aquela transação. A partir das evidências enviadas, quem escolhe se a disputa foi vencida pelo cliente, ou pela loja, são as partes envolvidas.

Caso a disputa seja ganha pelo cliente, ocorre o estorno da compra. Por outro lado, se for ganha pela loja, a cobrança é vista como legítima. E portanto, permanece na fatura. Em algumas situações, depois da análise interna, a instituição financeira lança um crédito de confiança na fatura do cartão, no valor da compra contestada.

Quando contestar uma compra no cartão de crédito?

Conhecida como chargeback, a contestação de uma compra acontece quando o cliente entra em contato com o emissor do cartão de crédito, querendo cancelar uma transação feita. Isso ocorre por algumas razões:

  • Compra não reconhecida: quando o cliente não reconhece a compra que aparece na fatura;
  • Produto com defeito ou mercadoria não entregue: quando o consumidor não ganha o produto ou o serviço não é prestado conforme o combinado ou se a mercadoria é entregue, mas com defeito.

Como contestar compras?

Em suma, o primeiro passo é procurar o estabelecimento no qual a compra foi feita e pedir o cancelamento da compra. Na maioria das vezes, o problema já solucionado em até 2 dias depois do pedido de cancelamento.

Enquanto isso, há alguns estabelecimentos que podem levar 15 dias para mandar o estorno. Sendo assim, a orientação é esperar. Exceto algumas em que são tratadas através de contestação.

Depois de reunir os motivos ou provas que levaram ao pedido de contestação (fotos do produto em mau estado, comprovante de atraso na entrega, entre outros), tenha em mãos um registro da conversa – como um protocolo de atendimento, e-mail ou a própria confirmação de cancelamento. Em seguida, entre em contato com a operadora do seu cartão.