Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Copom inicia reunião: taxa de juros deve seguir em 13,75%, estimam analistas

O boletim Focus, levantamento semanal realizado pelo Banco Central, apresentou a projeção para a Selic nesta segunda-feira (24)

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central inicia nesta terça-feira (25) a 7ª reunião do ano para definir a taxa Selic. O percentual deve ser divulgado no final desta quarta-feira (26).

A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. A taxa é utilizada para conter a inflação do país. No último mês, o Copom manteve a Selic em 13,75% ao ano. 

Projeções para a Selic

O boletim Focus, levantamento semanal realizado pelo Banco Central, apresentou a projeção para a Selic nesta segunda-feira (24). A pesquisa aponta as expectativas do mercado para os principais indicadores econômicos do país. 

De acordo com o relatório, a expectativa é de que a Selic se mantenha em 13,75% até o final deste ano. Para os próximos anos, a projeção é de que ela caia para 11,25% em 2023, 8% em 2024 e 7,75% em 2025. 

Índice de Preços ao Consumidor (CPI) dos Estados Unidos pode influenciar a taxa

O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) nos Estados Unidos, responsável por medir a inflação no país, subiu 0,4% em setembro, comparado ao mês anterior, segundo dados do Departamento do Trabalho norte-americano divulgados no último dia 13. 

De acordo com o CPI, a inflação ao consumidor atingiu uma alta de 8,2% no acumulado de 12 meses. A estratégia de controle norte-americana contra a alta da inflação é de elevar a taxa de juros para conter o avanço.

Esse aumento pode fazer com que investidores brasileiros migrem para aplicações norte-americanas. Dessa forma, o Banco Central brasileiro pode manter a taxa Selic a 13,75% ou aumentá-la como forma de segurar as aplicações no país. 

O aumento fez analistas do mercado considerarem a possibilidade de um aumento da taxa Selic. Na última reunião realizada pelo Copom, os membros do comitê afirmaram ter pretensão de manter a taxa, mas não descartaram a possibilidade de reajustes. 

Imagem: rafastockbr/shutterstock.com