O texto de uma imagem que está circulando pelas redes sociais, especialmente pelo Facebook e WhatsApp, diz que idosos que forem pegos circulando pelas ruas durante a quarentena terão suas aposentadorias suspensas. Além disso, a família terá que pagar uma multa de R$ 1045. Segundo o texto, a Medida Provisória – MP 922, foi feita para assegurar a saúde pública e privada da ameaça atual do COVID-19, o tão temido Coronavírus. Mas será que isso é verdade, ou não passa de mais uma notícia falsa?

É provável que você também goste:

Conheça todas as medidas adotadas pela Caixa para minimizar o impacto do COVID-19 para pessoas físicas e jurídicas

Últimas notícias sobre coronavírus

Descubra quais são os 7 Golpes bancários aos aposentados do INSS mais comuns

MP 922 vai suspender aposentadoria e multar idosos na rua?

Antes de mais nada, muitas pessoas se deixam levar pelo logotipo do Governo Federal na imagem, pensando que isso prova a veracidade. Além do mais, temos na imagem o logotipo da Previdência Social e do Disque-Saúde no canto inferior direito da imagem.

Entretanto, qualquer pessoa com um pouco de conhecimento em edição de imagens pode fazer o download do logotipo do governo e fazer uma fake news assim. E foi exatamente o que aconteceu neste caso. Esta imagem que está circulando pela internet é mais uma fake news (ou seja, uma notícia falsa).

mp 922 idosos na rua

Coronavírus: Fique dentro de casa

Infelizmente, o Brasil foi atingido em cheio pela pandemia, e os casos crescem muito a cada dia. Além disso, até o momento deste post, 11 brasileiros perderam a vida devido a essa doença. Além disso, os casos registrados pelas Secretarias de Saúde nos Estados já somavam 922 pessoas. Isso são apenas os casos identificados, afinal provavelmente deve haver muito mais casos não identificados, já que o vírus é praticamente assintomático em seus primeiros dias.

Devido à isso, é FUNDAMENTAL que as pessoas respeitem a quarentena e fiquem dentro de casa. Principalmente, as pessoas do grupo de risco devem ficar isoladas. Portanto, não permita que seus idosos saiam para a rua. Além dos idosos com mais de 60 anos, também não podem circular pessoas com doenças crônicas respiratórias e cardíacas, pessoas com a imunidade baixa e gestantes. Na verdade, quanto menos gente na rua, melhor, porém, esses grupos correm mais riscos.

Fake News do Coronavírus – MP 922

Provavelmente, quem criou essa fake news da MP 922 o fez para colocar medo nos idosos, e assim talvez os impedir de sair para as ruas. Mas saiba que não, o governo não vai suspender a aposentadoria nem multar a família dos idosos na rua. Entretanto, como falamos anteriormente, é obrigação da família do idoso prezar pela sua saúde e pela vida. Sendo assim, não deixe seus familiares da terceira idade circular pelas ruas durante essa quarentena, mesmo não havendo o risco de perda da aposentadoria.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube

, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: Vadim Ungureanu via Shutterstock