Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CPF irregular: saiba como consultar e normalizar a situação

Saiba como regularizar a situação do seu CPF com a Receita Federal e evite problemas e contratempos.

No dia a dia do brasileiro, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), administrado pela Receita Federal, é um documento de identificação essencial. Trata-se de um número único e definitivo que acompanha o cidadão ao longo da vida. Para utilizar o documento de forma efetiva e sem transtornos, é imprescindível que o status do CPF não esteja irregular.

Caso o CPF esteja irregular, o contribuinte pode enfrentar grandes obstáculos, como problemas em movimentações bancárias, solicitações de empréstimos, emissão de passaporte, concursos, transações imobiliárias, entre outras dificuldades.

Conhecer o que pode ocasionar a irregularidade do CPF e como consultar o seu status frente à Receita Federal é primordial para prevenir contratempos. Além disso, é fundamental entender como regularizar o documento se necessário. Veja todos os detalhes a seguir!

CPF irregular: em que situações isso acontece?

Mão segurando um cartão de CPF
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

De acordo com a Receita Federal, quando a situação cadastral de um CPF encontra-se “regular”, isso indica que não existem pendências em seu cadastro. Por outro lado, há algumas situações que alertam para problemas, isto é, indicam que o CPF está irregular. Conheça as principais:

  • Suspensa: o cadastro do contribuinte está errado ou incompleto;
  • Cancelada: cancelamento do CPF por duplicidade, requerimento administrativo ou judicial;
  • Titular falecido: quando registrada a data de falecimento no CPF;
  • Pendente de regularização: ocorre quando o contribuinte deixa de apresentar a Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física (DIRPF) dos últimos cinco anos;
  • Nula: indica a detecção de alguma fraude na inscrição, levando à anulação do CPF.

Veja também: Golpe no Nubank: veja como fazer uma denúncia

Como consultar a situação do CPF?

A verificação cadastral do CPF acontece no site da Receita Federal. No portal, é necessário preencher os campos solicitados, realizar a verificação de segurança (Captcha) e clicar em consultar.

Em seguida, o indivíduo terá acesso ao comprovante de situação cadastral, onde constará informações como nome, número do CPF, data de nascimento, data de inscrição e a atual situação cadastral.

Passo a passo para regularizar a situação do CPF

A maneira de regularizar o CPF depende da situação em que ele se encontra. Veja mais detalhes para cada situação:

  • Suspensa: se o CPF estiver suspenso, o contribuinte deverá preencher o Pedido de Regularização de CPF no site da Receita Federal. Caso apareça um protocolo, precisará agendar um horário em uma unidade da Receita Federal e apresentar a documentação solicitada;
  • Pendente de regularização: nesta situação, o contribuinte deverá acessar o Portal e-CAC da Receita Federal para verificar qual DIRPF está pendente. Após isso, deverá regularizar a situação, o que poderá ser feito pelo próprio e-CAC, entregando uma retificação, por exemplo;
  • Titular falecido, cancelada ou nula: nestes casos, também será necessário agendar um atendimento em uma unidade da Receita Federal, onde deverão ser apresentados documentos de identificação para solucionar o problema.

Por fim, salientamos que ficar atento à regularidade do CPF é responsabilidade de todo contribuinte. Sendo assim, entender as consequências e saber como proceder em caso de irregularidade é um passo importante para evitar aborrecimentos futuros.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com