Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

A procura de crédito? As vantagens do Cadastro Positivo podem te ajudar

0

Embora exista desde 2021 , poucas pessoas sabem da existência do Cadastro Positivo. Dessa forma, esse banco de dados possui pouca aderência. Entretanto, com a alteração da lei 12.414/2011, em 2019, a inclusão no sistema é automática, e hoje todas as pessoas têm o cadastro. Porém, você sabia que quem precisa de crédito, pode se beneficiar através de vantagens do cadastro positivo? Confira abaixo.

É provável que você goste também 

Foregon dá dicas de educação financeira através de vídeos curtos no YouTube

Vale a pena cancelar o Cadastro Positivo antes da nova regra?

Será que o SCR é igual ao SPC/Serasa e Cadastro Positivo?

Em busca de crédito? As vantagens do Cadastro Positivo podem te ajudar

O cadastro positivo é um banco de dados, ou seja, um currículo financeiro. Ele contém informações sobre pagamentos de contas dos consumidores. Assim, cria-se um histórico de crédito, desde empréstimos a contas. 

Dessa forma, esse histórico ajuda bons pagadores de baixa renda, bem como pessoas desbancarizadas, para ter acesso à credito de maneira justa. Outros setores, além dos bancos, já estão fazendo a integração ao sistema. Tais como telefonia e internet. 

O diretor executivo da fintech Simplic, Rogério Cardozo, explica que:

“Nós sempre tivemos muitas informações de bancos, mas é importante considerar que cerca de 45 milhões de pessoas não têm conta em banco no Brasil. Quando você tem acesso a informações de telefonia, utilities, energia, gás e saneamento, por exemplo, você tem uma visão mais ampla do CPF da pessoa. Isso beneficia o bom pagador de contas básicas que também precisa de acesso à crédito”. 

Por fim, há pessoas que não conseguem crédito, porque não tem como comprovar renda. Para esse grupo de pessoas, as vantagens do Cadastro Positivo podem ajudar. Confira abaixo, as principais vantagens.

1 – Auxilia negativados 

Dentre as vantagens do Cadastro Positivo, está o auxílio aos negativados. Em muitos casos, o fato de estar com o nome sujo já faz com que a pessoa não passe na análise de crédito.  Entretanto, nem sempre esse débito significa que a pessoa é um mau pagador.

A partir do Cadastro Positivo, as empresas tem acesso a todo o histórico de pagamento de contas. E esse pode ser um fator fundamental, para liberar crédito.

2 – Taxas de juros menores e melhor oferta de crédito

Outra vantagem do cadastro positivo, é que por ser um currículo financeiro, ele dá maior oferta de crédito. Além disso, consegue juros menores para quem é bom pagador. 

O fato de existir histórico financeiro, faz com que a análise de crédito por empresas seja mais justa. Assim, a empresa possui mais tranquilidade e segurança para ofertar melhores condições bem como juros menores.

3 – Sigilo de dados e transparência

Os birôs de crédito, tais como a Serasa, gerenciam o Cadastro Positivo. Dessa forma, a pessoa pode acessar o site do Serasa. Lá, ela pode consultar seu currículo e histórico, bem como pedir revisão no caso de alguma informação incorreta.

Além disso, o sistema proporciona o sigilo de dados, conforme lei. Dessa forma, a utilização do cadastro positivo só é permitido para fazer análise de crédito, financiamentos, bem como outras transações.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Luis Molinero/shutterstock.com

Comentários
Carregando...