Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Será que o SCR é igual ao SPC/Serasa e Cadastro Positivo?

Saiba mais sobre o que faz esse sistema de informações

0

Você já ouviu falar sobre o SCR, ou Sistema de Informações de Crédito do Banco Central? Basicamente, o SCR é um Sistema de Informação, cuja finalidade é permitir que o Banco Central acompanhe as operações de crédito no sistema financeiro. Por lá, o BC registra todas as operações de crédito que uma pessoa física, ou jurídica, possui junto a uma instituição financeira. E sempre com valores acima de R$ 200,00.

Assim, entre as informações suas que constam no SCR, estão empréstimos e financiamentos realizados, operações de arrendamento mercantil, operações que impliquem risco de crédito e movimentações feitas em cartões de crédito. Também é possível checar se você está no cheque-especial ou fez alguma operação ou contrato com características de crédito reconhecidas pelo BACEN.

É provável que você goste também

PagBrasil atualiza meios de pagamentos e libera Pix para e-commerce

Rappi anuncia entrega de produtos em 45 min, em parceria com Samsung

Visa vai inserir real digital em cartão de criptomoedas no Brasil

Será que o SCR é igual ao SPC/Serasa e Cadastro Positivo?

Mas, para que esse sistema serve? Basicamente, ele apenas aumenta suas chances de conseguir crédito e novos produtos de instituições que você ainda não tinha relacionamento. Dessa forma, essa instituição poderá consultar o seu histórico e te conhecer melhor. Além disso, no SCR constam não só suas informações de dívidas a vencer, mas também de dívidas em dia.

Lembrando, também, que nenhuma empresa pode consultar suas informações no SCR sem o seu consentimento. Por isso é importante conferir os termos e condições apresentados pelo sistema. Então, percebe-se que o SCR não é a mesma coisa que órgãos como SPC/Serasa e Cadastro Positivo, ele é apenas uma plataforma diferente, que permite que bancos que não possuem relação com você conheçam mais sobre o seu perfil.

Por fim, se você encontrar algum erro no seu cadastro, é possível entrar em contato com os envolvidos no problema através dos canais de atendimento disponíveis. Normalmente essas informações estão registradas no seu cartão, e sempre podem ser encontradas no site oficial da instituição.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

imagem: WAYHOME studio / shutterstock.com

Comentários
Carregando...