Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Vilão ou salvação? Uso do cartão de crédito endivida mas mata a fome

A CNC diz que entre os principais fatores por deixar alto o endividamento, está o aumento do acesso ao crédito

A pesquisa da CNC identificou um novo recorde no número de endividamento em agosto. Em suma, 72,9% das pessoas está com dívidas em aberto, o que representa 11,89 milhões de famílias com alguma dívida em aberto. Esse aumento nas dívidas preocupa, e envolve até mesmo, a satisfação de necessidades essenciais, como colocar comida na mesma, e abastecer o carro para trabalhar. Além disso, a pesquisa da Peic afirma que grande parte do endividamento das famílias (83%) está associado ao uso do cartão de crédito

Open Banking vai ajudar a dar mais limite no cartão de crédito?

Vilão ou salvação? Uso do cartão de crédito endivida mas mata a fome

Nos lares de renda muito baixa, o crédito é usado para suprir itens de 1ª necessidades, tais como alimentos. De acordo com Izis Ferreira, pesquisadora responsável pela pesquisa da CNC, “Com a alta inflação sobre itens essenciais na cesta de consumo das famílias de menor renda, (as famílias) acabam tirando espaço do orçamento e se endividando mais, para consumir itens de primeira necessidade, como alimentos. E o dinheiro não está chegando até o final do mês e as pessoas estão usando o cartão de crédito para fazer essa cobertura”.

Em suma, a CNC viu que entre os principais fatores por deixar alto o endividamento das famílias, está o aumento do acesso ao crédito, o alto índice de desemprego e a inflação alta. Além disso, na avaliação do presidente da CNC, José Roberto Tadros, a maior parte das dívidas são realizadas por trabalhadores informais, que procuram o crédito para investir em pequenos negócios. 

De acordo com Tadros, “Mas há uma necessidade grande de planejamento do orçamento familiar para que esse alívio não vire um problema ainda maior do que o que se tinha inicialmente, uma bola de neve”. Segundo a pesquisa, a busca por crédito chegou a 19,2% no 1º semestre de 2021. Essa taxa é a maior desde o começo de 2013. Além disso, o crédito mais acessível, com taxas de juros mais baixas, auxilia para o aumento gradual do endividamento. 

Crédito acessível

A cada dia que passa, as instituições financeiras disponibilizam mais crédito à população. Nesse sentido, a fintech Nubank é um dos exemplos, ao anunciar, recentemente, que vai aumentar o limite do cartão de 35 milhões de clientes, nos próximos 12 meses. Já o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, lançou no fim de agosto, uma linha de crédito que vai atender 100 milhões de pessoas. Além disso, o executivo disse que vai ser “a maior operação de crédito da história do Brasil” e “revolução no mercado financeiro”.

Por fim, confira abaixo, o percentual de famílias brasileiras endividadas, segundo a CNC. 

Período Taxa %
Janeiro 2021 66,5%
Fevereiro 2021 66,7%
Março 2021 67,3%
Abril 2021 67,5%
Maio 2021 68,9%
Junho 2021 69,7%
Julho 2021 71,4%
Agosto 2021 72,9%

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Ti_ser / shutterstock.com