Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Com as criptomoedas em alta, o dinheiro de papel deixará de ser usado?

Com o crescimento das fintechs, e novas tecnologias, o dinheiro em espécie vem perdendo espaço.

Com a popularização das criptomoedas nos últimos anos, já existem especialistas afirmando que o dinheiro de papel deixará de existir. O governo de El Salvador surpreendeu, e fez o país tornar-se o primeiro do mundo a contar com o Bitcoin como moeda oficial do governo. Isto é um sinal de avanço e mudanças para todos.

É provável que você goste também:

Asaas ganha autorização do Banco Central para se tornar Instituição de Pagamento

Descubra as duas melhores lojas para ganhar cashback

Quais são os CDBs com as maiores rentabilidades do momento?

Uso de cédulas de papel diminuiu bastante

A empresa de tecnologia para meios de pagamento, WorldPay from FIS, divulgou um relatório sobre o uso de cédulas de papel, que diminuiu bastante no último ano. Segundo o mesmo, no atual momento que vivemos, apenas cerca de 20,5% das transações bancárias do mundo são feitas pelo tradicional dinheiro.

Dessa forma, a queda do uso de cédulas pela população acontece por inúmeros motivos, sendo um deles o crescimento dos métodos de pagamento eletrônicos, como cartões e pagamentos móveis. Especialistas afirmam que este processo acontecerá por todos os países do mundo, independentes de serem mais tecnológicos ou não. Olhando para o Brasil, todas as transações financeiras do ano passado, deste movimento, apenas 35% utilizaram o dinheiro de papel.

“A preferência pelo uso do dinheiro físico respeita uma equação complexa que envolve aspectos culturais, político-regulatórios, econômicos, tecnológicos e sociais.” Hoje, países como os Estados Unidos e China usam cerca de 12% a 13% das suas transações o dinheiro de papel.

Como fica o Banco Central com o aumento do uso de Criptomoedas e a queda do uso de dinheiro em espécie

O Banco Central do Brasil está mostrando a todos que o dinheiro de papel está ficando ultrapassado, caindo em grande desuso do mesmo e perdendo espaço para todas moedas digitais.

As transações por internet banking e mobile banking seguem em tendência de alta, com aumento de 4% e de 17%, respectivamente, em relação ao ano anterior, e corresponderam a 76% do total de transações. O número de ATMs em operação, por sua vez, reduziu-se em cerca de 3%, encerrando 2019 em 171.284 terminais”, comenta o BC.

O Brasil tem hoje 123 milhões de cartões de crédito e 132 cartões de débitos ativos. Esse número já é 18% e 14% maior do que em 2020. Esse número deve continuar subindo.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

imagem: ADVTP / shutterstock.com