Cuidado: Brasil é campeão em phishing, com roubo de dados de cartão de crédito

O Brasil fechou o ano de 2018 como o campeão de ataques phishing. Trata-se daqueles links e mensagens maliciosas que você recebe no WhatsApp, no e-mail e nas redes sociais, que buscam roubar dados do seu cartão de crédito ou senhas. Recentemente, de acordo com um relatório da Kaspersky Lab, as coisas pioraram: o Brasil mantém o primeiro lugar neste trimestre.

É provável que você também goste:

App do Banco Inter está fora do ar hoje e clientes reclamam na web

Quebra de acordo: dívida renegociada e não paga, vai pro SPC e Serasa?

Cuidado: Brasil é campeão em phishing, com roubo de dados de cartão de crédito

“No primeiro trimestre de 2019, nosso sistema anti-phishing preveniu cerca de 111 milhões de tentativas diretas de encaminhar usuários para sites fraudulentos”, escreveu a Kasperksy. “Mais de 12% dos usuários Kaspersky em todo o mundo receberam algum tipo de ataque.”

Considerando todos os ataques de phishing no mundo inteiro, o Brasil recebeu 21,66%. Contudo, no ano de 2018 foram 23%, então é possível registrar uma sensível queda. Em segundo lugar, está a Austrália, com 17,20%, e em terceiro a Espanha, com 16,96%.

O phishing é um dos métodos de ataques mais antigos na internet. Primeiramente, ele consiste em enganar os usuários de Smartphone ou computador. Da mesma forma que uma pescaria, o cibercriminoso envia um texto que tenta ludibriar o internauta a acreditar em algo realmente tentador. Por exemplo, ganhar um prêmio em dinheiro, ou um brinde, e então normalmente consta um link infectado.

Outra maneira de acontecerem estes golpes de phishing é através de sites falsos que solicitam dados sensíveis dos visitantes, como dados do cartão de crédito. Ou seja, quando você entra neste site, é induzido a digitar os seus dados pessoais, como o seu nome completo, a data de nascimento, número de documentos e até o número e senha da conta bancária ou o CVV do cartão de crédito.

Confira logo a seguir, a lista com os países mais atacados por phishing:

  1. Brasil: 21,66%
  2. Austrália: 17,20%
  3. Espanha: 16,96%
  4. Portugal: 16,81%
  5. Venezuela: 16.72%
  6. Grécia: 15,86%
  7. Albânia: 15.11%
  8. Equador: 14,99%
  9. Ruanda: 14,89%
  10. Geórgia: 14,76%

Enfim, gostou da notícia?

Então, siga Seu Crédito Digital no Google News. Receba em primeira mão notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

Sobre o autor Ver Posts Author website

EDUARDO MENDES

Sou um entusiasta da tecnologia, que também aprecia inovação, empreendedorismo, além de Fintechs e as suas facilidades.
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e fundador dos sites Optclean Tecnologia, Conexão Estudante e Seu Crédito Digital.

Comentários no Facebook