Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cuidado materno conta no tempo de aposentadoria do INSS?

Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que deseja incluir o cuidado materno no cálculo de aposentadoria do INSS. Esse projeto sem dúvida se torna ainda mais relevante depois da Reforma da Previdência, que elevou o tempo para que as mulheres consigam se aposentar. Em suma, não é de agora que as mulheres lutam pela inclusão do tempo dedicado aos filhos no cálculo da aposentadoria. Afinal, a depender da quantidade de filhos, pode ser bem longo o período de dedicação e longe do trabalho formal.

É provável que você goste também:

Estou com o INSS atrasado, vale a pena pagar depois da Reforma?

5 problemas na coluna que permitem aposentadoria por invalidez

Confirmado valor do 14º salário do INSS. O benefício vai ser pago?

Cuidado materno conta no tempo de aposentadoria do INSS?

Em suma, o projeto de lei é do deputado Paulo Bengtson, do PTB da Bahia. Segundo o texto, a estimativa é adicionar 10% no valor do benefício para as mulheres que tenham se dedicado aos filhos.

Conforme o projeto, o valor seria de 2% por filho nascido vivo, 4% para adotados e 2% para nascidos vivos ou adotados que possuam alguma invalidez ou deficiência intelectual grave. A proposta se inspira em um projeto de lei da Argentina.

Segundo o deputado autor do projeto, o reconhecimento considera as horas de trabalho dedicadas ao cuidado materno; ainda mais que muitas mulheres se dedicam também ao trabalho externo.

O projeto de lei está em tramitação e deve ser analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher, de Seguridade Social e Família, de Finanças e Tributação, Constituição e Justiça e de Cidadania.

Assim, o que se espera com o projeto é dar mais segurança para as mulheres na aposentadoria, sobretudo para aquelas que encontram mais dificuldades para retornarem ao mercado de trabalho depois do nascimento dos filhos.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Trendsetter Images / Shutterstock.com