Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estou com o INSS atrasado, vale a pena pagar depois da Reforma?

Diversas pessoas se perguntam por que pagar o INSS em atraso, ainda mais para saber se existe uma possibilidade de adiantar a aposentadoria. Em suma, em alguns casos, a situação financeira faz com que essas parcelas atrasem, o que prejudica o tempo de contribuição do segurado. Diante disso, realmente vale a pena pagar os atrasados? Confira a seguir.

É provável que você goste também

Aposentados do INSS vão receber 960 milhões em atrasados; confira se seu nome está na lista

Aposentados e pensionistas do INSS podem conseguir isenção do IPTU

Crefisa agora faz empréstimo direto pelo WhatsApp. Veja como funciona

Estou com o INSS atrasado, vale a pena pagar depois da Reforma?

Em suma, a contribuição ao sistema da Previdência Social do INSS garante ao segurado e aos seus dependentes, alguns benefícios importantes. Tais como: aposentadorias; licença-maternidade; auxílio-doença; auxílio-reclusão; auxílio-acidente; e pensão por morte.

Por isso, o pagamento em dia do INSS é muito importante para ter acesso aos benefícios. Caso contrário, eles podem não ser aplicados quando o contribuinte ou os seus dependentes, precisarem de qualquer um deles.

Entretanto, com a falta de contribuições, o pagamento do INSS retroativo é visto, em diversos casos, como uma chance de regularizar a situação. Além disso, é uma forma de garantir os seus direitos, principalmente para as aposentadorias.

Sendo assim, pagar as contribuições atrasadas do INSS é uma prática que muitas pessoas adotam, de forma a tentar antecipar a aposentadoria. Em suma, o pagamento retroativo vale como se não houvesse atraso.

Dessa forma, para efeitos práticos, se você completou 20 anos de pagamento, mas possui 12 meses sem quitação, ao regularizar a situação, completará 21 anos. Ou seja, se você quer contar com os benefícios do INSS, ou apenas para a proteção contra qualquer imprevisto, a indicação é que o valor em atraso seja quitado.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com