Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dados de cartões de 200 mil brasileiros são vendidos na ‘dark web’

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de cibersegurança NordVPN, os dados de quatro milhões de cartões estão sendo comercializados na dark web no mundo todo. Deste total, cerca de 227 mil cartões são de brasileiros. 

Mundialmente, a bandeira que detém a maior quantidade da dados roubados é a Mastercard. Em segundo lugar aparece a Visa e, em terceiro lugar, Elo. Para conseguir roubar os dados do cartão, os criminosos utilizaram ataque de força bruta, método que consiste em quebrar senhas e outras formas de criptografia por meio de tentativa e erro.

É provável que você também goste:

Fim do cartão de débito? Pix pode substituir transações

Os cartões de crédito que mais acumulam milhas aéreas

Dados roubados de cartões no Brasil

Segundo a Globo News, o baixo valor em que os dados são comercializados viabiliza esse números. A empresa NordVPN calculou que o custo para um hacker ter acesso aos dados de um cartão é de US$ 6,54, o equivalente a R$ 36. 

A empresa avaliou o crime no Brasil como moderado, com o Brasil obtendo a nota 0,6 e ficando levemente acima da nota atribuída aos EUA, que ficou com 0,5. Confira agora os números de dados roubados na modalidade crédito de cada empresa: 

  • Mastercard: 131,9 mil dados roubados;
  • Visa: 76,7 mil dados roubados;
  • Elo: 4 mil dados roubados. 

Já na função débito, mais bandeiras foram detectadas. A Mastercard também lidera (5,9 mil cartões), seguida da Visa (2,5 mil), Hipercard (1,9 mil), Maestro (1,1 mil) e Elo (218).

Ainda não se sabe como estas informações foram acessadas, mas uma das hipóteses é de que vieram dos megavazamentos de dados de brasileiros que ocorreram em 2021. Na época, números de CPF, dados de escolaridade, benefícios do INSS e programas sociais (como o Bolsa Família), renda e score de crédito foram acessados por criminosos digitais.

Como se proteger das invasões

Para realizar esses golpes, os hackers não precisam estar com o cartão em mãos, por esse motivo é um tanto difícil se proteger desse tipo de golpe. A principal advertência é: cuidado ao realizar compras via internet e no descarte de aparelhos eletrônicos.

Nas compras online, opte pelo cartão virtual. Além disso, confira sempre o extrato bancário e ative alertas de compras e saques.

Outro cuidado está na hora do descarte de algum aparelho eletrônico, como computador, celular ou tablet. Além de buscar um descarte consciente para não impactar o meio ambiente, é preciso ter certeza de que dados pessoais foram excluídos do equipamento. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Marcos Mesa Sam Wordley / Shutterstock.com